ACIRP encerra ano do Programa Voz Única com encontro que reúne Administrações Municipais de Capinzal, Ouro e Zortéa e projeta ações para 2026
- Gabriel Leal
- 27/11/2025 10:48

O fim da tarde e o início da noite de quarta-feira, 26 de novembro, foram marcados pelo último encontro do ano do Programa Voz Única, iniciativa da FACISC executada em Capinzal, Ouro e Zortéa pela ACIRP. A reunião, no auditório da entidade, reuniu representantes das administrações dos três municípios.
O Programa Voz Única tem como objetivo levantar as demandas e dificuldades do setor empresarial, criando um diálogo unificado com o poder público e a sociedade. A proposta é garantir que a classe empreendedora tenha uma “voz única” para apresentar suas necessidades e participar de forma mais ativa das decisões políticas e do desenvolvimento regional. As demandas foram organizadas e apresentadas aos candidatos antes das eleições de 2024 e, ao longo do primeiro semestre deste ano, foram realizados três encontros individuais, culminando com essa reunião conjunta de encerramento.
Durante o encontro, os gestores apresentaram as ações realizadas em 2025. Entre elas, destacou-se o atendimento estendido e o atendimento 24 horas nas unidades de saúde dos três municípios. Em Zortéa, foi criado um centro de logística para unificar estoques das secretarias e melhorar a gestão. Em Capinzal, o Programa Cidade Empreendedora avançou com a atualização de legislações para facilitar a abertura de empresas, além de alterações no Plano Diretor que reduziram a burocracia para novas construções. Também foi criado um protocolo digital para agilizar serviços tributários e administrativos.
Para 2026, foi discutida a possibilidade de ativar o Conselho Integrativo de Desenvolvimento, fortalecendo a união entre os três municípios. Capinzal projeta implantar a Sala do Empreendedor em fevereiro, além de avançar em projetos de habitação, novas reformas no Plano Diretor, implantação do georreferenciamento, programas de empreendedorismo para adolescentes nas escolas, e implementação do laboratório Maker na Escola Ivo Silveira. Também está prevista a inclusão de educação financeira do 1º ao 5º ano na Escola Ernesto Hachmann, com foco em formar jovens preparados para permanecer no município e gerar desenvolvimento local.
Em Ouro, segue em discussão a possibilidade de que a comunidade de Linha Galdina deixe de pertencer a Campos Novos e passe a integrar o município, o que facilitaria o acesso dos moradores aos serviços e possibilitaria expansão da área industrial.
Já em Zortéa, as metas incluem concluir o Parque de Rodeios e Centro de Eventos, construir o Centro Dia do Idoso com estrutura para hidroterapia, avançar em pavimentações e passeios, além de desenvolver a área industrial. Na agricultura, o destaque foi o Programa Porteira a Dentro, que oferece incentivos aos produtores, como horas-máquina subsidiadas em 50%, entre outras melhorias.
O encontro também marcou a última reunião da diretoria da ACIRP antes das férias coletivas, que iniciam no dia 19 de dezembro. A entidade passará por transição de diretoria, com Daniele Lanhi assumindo a presidência a partir de 2 de janeiro. Entre os planos da próxima gestão, está a criação do Núcleo do Agronegócio.
Na ocasião, também foi apresentado o Prgrama Del - Desenvolvimento Econômico Local, da FACISC, que já está implantado em mais de 30 municípios (em 4 estados federais) e se baseia no fortalecimento do diálogo entre governo local, empresários e sociedade civil, que planejam e implementam, em um conselho de desenvolvimento econômico, um conceito de desenvolvimento sustentável prazo estabelecido para esse fim. O momento foi conduzido por Felippe Cesa.
Participaram da reunião o vice-prefeito de Capinzal, Tiago de Oliveira Luz, e a secretária de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Talita Frizzo, o assessor jurídico-adjunto, Hyago Padilha, o assessor de planejamento, Álvaro Holetz e a chefe de gabinte do vice-prefeito, Alessandra Moraes; o prefeito de Ouro, Claudir Duarte, o vice-prefeito Rene Modena e a secretária de Assistência Social, Adriana Duarte; além da prefeita de Zortéa, Rosane Infeld, e a secretária de Administração e Finanças, Cássia Romani. Enquanto ACIRP, o presidente Janriel Baretta, a vice-presidente Daniele Lanhi e os integrantes da diretoria Taynara da Silva, Claudiomar Gálio, José Ubirajara Peloso, Oberdan Simonetti, Fábio Basei, Edmilson Raizer e Darlo Bedin.





