Agente de Polícia Civil de Capinzal compartilha sua inspiração e trajetória na carreira
- Gabriel Leal
- 07/03/2025 14:44

Com a chegada do Dia Internacional da Mulher, neste sábado, 8 de março, nossa reportagem conversou com profissionais de diversos segmentos ao longo desta semana. Nesta ocasião, abordamos a agente de Polícia Civil que atua na delegacia da comarca de Capinzal, Viviane Insganzella Gramazio.
Ela compartilhou o que a motivou a ingressar na instituição em junho de 2017, especialmente pelos cerca de 38 anos dedicados por seu pai, Antônio Vicente Hachmann Gramázio, o Piti (in memoriam), à Polícia Civil.
Viviane relatou que realizou a formação na Academia de Polícia Civil do Estado de Santa Catarina, onde permaneceu por cinco meses. Ela revelou que o município de Videira foi o primeiro local em que atuou, e na Comarca de Capinzal, sua trajetória começou em agosto de 2022.
Durante a entrevista, Viviane enalteceu o trabalho realizado na Sala Lilás, voltada para o atendimento de crimes direcionados às mulheres, que desempenhou por cerca de um ano. Além de realizar as devidas atribuições para o cumprimento do Direito, ela destacou que suas maiores contribuições referem-se ao acolhimento das vítimas, estimulando-as a projetarem um futuro seguro e de respeito. “Ver elas saindo da delegacia com alguma esperança de que suas situações poderão e irão melhorar é o mais satisfatório”, enfatizou a agente.
Viviane também ressaltou que não enfrentou desafios na atividade policial por ser mulher, destacando o respeito e a cordialidade dos demais servidores e da população.
Questionada sobre a atuação operacional, ela a classificou como o aspecto de que mais possui apreço, especialmente pelo significado que o cumprimento de mandados de apreensão e prisão possui no trabalho da Polícia Civil, antecedendo a expedição por parte do Poder Judiciário.
Por fim, ela incentivou as interessadas a ingressarem na Polícia Civil e felicitou as mulheres pelo Dia Internacional da Mulher.
Ouça: