Educação

VÍDEO: Alunos da APAE de Capinzal se apresentaram na inauguração do novo prédio da Fundação Catarinense de Educação Especial

  • Jardel Martinazzo
  • 04/12/2025 07:52
9480598536931681446e905.35673731.jpg

Os alunos da APAE de Capinzal, Jucinei Ferrari e Marielda Mores, se destacaram na solenidade de inauguração do novo Prédio de Atendimento e Ensino Especializado da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), realizada nesta terça-feira, 3 de dezembro, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, em São José.

A dupla apresentou o “Passo Doble”, acompanhada pelo professor Juliano do Prado, por profissionais da APAE e pela diretoria da instituição. A performance emocionou autoridades e convidados, rendendo aplausos de pé e uma homenagem especial do governador Jorginho Mello e da presidente da FCEE, Jeane Probst Leite.

A obra recebeu investimento de R$ 32 milhões do Governo do Estado.

“Uma obra como essa vai ao encontro da dignidade que a gente precisa dar para as pessoas que precisam de um acompanhamento especializado. Aqui se faz mais de 500 atendimentos por dia. Então precisa de conforto, precisa de um local adequado. Esses R$ 32 milhões não são gasto, é investimento”, afirmou o governador.

A construção, executada em parceria com a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE), possui 6,7 mil metros quadrados, três pavimentos e foi planejada para atender com mais acessibilidade e qualidade os cerca de 600 atendimentos diários realizados na sede da fundação.

A FCEE, cuja estrutura original foi construída entre 1978 e 1982, conta atualmente com cerca de 400 profissionais que atuam no atendimento a pessoas com atraso global do desenvolvimento; deficiências visual, auditiva, intelectual, física ou múltiplas; transtorno do espectro autista; TDAH; e altas habilidades/superdotação.


Enquete