Legislativo

Câmara de Vereadores de Capinzal aprova Moção de Aplauso pelo Dia Mundial da Conscientização do Autismo

  • Jardel Martinazzo
  • 01/04/2025 08:16
65187694567ebcc37b8e579.07314893.jpg

Na noite de segunda-feira (31), a Câmara de Vereadores de Capinzal aprovou, por unanimidade, uma Moção de Aplauso em celebração ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, comemorado nesta quarta-feira, dia 2 de abril. A iniciativa foi proposta pelo vereador Junior Müller, que destacou a importância do reconhecimento às entidades que atuam na causa do autismo no município. 

A sessão contou com a presença da presidente da Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Capinzal (AMA), Elena Casagrande Rech, de outros membros da instituição, bem como do presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Sergio de Souza Vieira, e representantes da entidade. Ambos agradeceram o reconhecimento do Parlamento e reforçaram a relevância do trabalho realizado pelas associações. 

Em sua justificativa, Junior Müller ressaltou o papel fundamental desempenhado pela APAE e AMA de Capinzal, que oferecem atendimento especializado a crianças, jovens e adultos com autismo, proporcionando suporte essencial tanto para os autistas quanto para suas famílias. O vereador, que tem uma filha autista, enfatizou ainda que as ações dessas instituições são imprescindíveis para a inclusão social, a educação e o bem-estar dos atendidos, promovendo um ambiente de acolhimento e suporte em diversas áreas, como psicologia, fonoaudiologia e pedagogia. 

— Por meio desta Moção, buscamos enaltecer a diversidade, compreender a singularidade e promover a inclusão dos autistas, além de reconhecer e agradecer os serviços prestados pela APAE e AMA de Capinzal. Com dedicação, essas entidades contribuem para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva para as pessoas com autismo e seus familiares — afirmou o vereador. 

A homenagem foi encerrada com uma reflexão da escritora Jesica Del Carmen Perez, destacando a importância do respeito à diversidade e da valorização individual:  "As crianças especiais, assim como as aves, são diferentes em seus voos. Todas, no entanto, são iguais em seu direito de voar."

Durante sua fala, o parlamentar reforçou o convite para a Caminhada alusiva a data, que ocorrerá nesta quarta-feira. A concentração terá início às 8h30 na Praça Pedro Lélis da Rocha. A caminhada está prevista para começar às 9h, passando pelas ruas XV de Novembro e Carmelo Zocolli. O ato de conscientização ocorrerá às 9h20, em frente à Prefeitura Municipal.

Enquete