Câmara de Vereadores de Capinzal homenageia a Capinzal FM pelos 45 anos de história
- Jardel Martinazzo
- 16/12/2025 03:30

Foto: Moção de Aplauso entregue na última sessão ordinária de 2025
A Câmara de Vereadores de Capinzal aprovou, durante a sessão ordinária desta segunda-feira (15), a última de 2025, uma Moção de Aplauso em homenagem aos 45 anos da Capinzal FM, celebrados no dia 5 de dezembro. A proposição é de autoria do vereador Kaue Oliveira e foi subscrita pelos demais parlamentares.
A sessão contou com a presença do diretor da emissora, Luiz Pedro Scarton, e do repórter Jorge Luiz Soldi, que acompanharam a homenagem prestada pelo Legislativo Municipal e, ao final, agradeceram o reconhecimento.
Durante o uso da palavra, o vereador Kaue pontuou o papel do rádio como um meio de comunicação que atravessa gerações. Ele citou o avô, que acompanhava pelo rádio os jogos do time do coração, tradição que passou para o pai e que, por influência familiar, o levou a ouvir a Rádio Capinzal desde as 5h da manhã. Atualmente, aos 28 anos, Kaue afirmou que segue acompanhando diariamente a emissora, destacando a informação e, principalmente, a função social que a rádio exerce no município.
“Hoje, no Brasil, o tempo de vida de uma empresa é muito curto. A Rádio Capinzal completar 45 anos se deve a um único aspecto: a excelência. Empresas que trabalham com excelência criam tradição e permanecem por muitos e muitos anos. Que venham mais 45 anos”, destacou o vereador.
História
Na Moção de Aplauso, foi ressaltado a trajetória da emissora, iniciada no final da década de 1970, quando os empresários Benoni Viel (in memoriam), Saul Parisotto (in memoriam), Osvaldino D’Agostini, Ozires Antônio D’Agostini (in memoriam), Orvalino D’Agostini (in memoriam) e Armando Vieceli (in memoriam) idealizaram a criação de um veículo de comunicação legalizado e comprometido com o desenvolvimento regional.
Após o cumprimento das etapas burocráticas, o contrato entre a Rádio Capinzal e o Ministério das Comunicações foi assinado em Brasília, no final de 1979. No início de 1980, o grupo adquiriu o prédio, instalou os equipamentos e contratou os primeiros profissionais, colocando oficialmente a emissora no ar em 5 de dezembro de 1980.
Durante 20 anos, a rádio funcionou nos altos da Avenida XV de Novembro, local onde atualmente está instalada a Rede Feminina de Combate ao Câncer. No fim da década de 1990, novos sócios assumiram o controle da emissora, mantendo os princípios de compromisso comunitário, prestação de serviços e responsabilidade social.
Em 5 de dezembro de 2000, durante as comemorações dos 20 anos, foram inaugurados os atuais estúdios, localizados na Rua Carmelo Zocoli, nº 205, no térreo do Centro Social São Francisco de Assis, sede da Capinzal FM até os dias atuais.
Outro momento marcante ocorreu em 21 de dezembro de 2021, com a instalação da nova torre de transmissão, etapa fundamental para a migração ao sistema FM. O processo, iniciado em 2014, foi aprovado pelo Ministério das Comunicações em julho de 2021. Em 30 de dezembro do mesmo ano, teve início a transmissão experimental no canal 102.3 FM, consolidando uma nova fase na história da emissora.
Por meio da Moção de Aplauso, a Câmara de Vereadores reconhece a relevância da Capinzal FM ao longo de seus 45 anos de atuação, destacando o trabalho da direção e de toda a equipe na promoção de um jornalismo sério, responsável e comprometido com a verdade, além da contribuição permanente para o desenvolvimento social e comunitário de Capinzal e da região.
A equipe da Capinzal FM agradeceu o reconhecimento do Poder Legislativo e reforçou a importância da parceria institucional construída ao longo dos anos, que possibilita levar à população informações sobre as ações desenvolvidas pela Câmara de Vereadores de forma transparente e responsável, em consonância com os princípios éticos e profissionais que regem a Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACAERT).





