Cultura

Capinzal brilha com Ato Cívico em honra à Independência do Brasil e destaca a V Jornada Literária

  • Gabriel Leal
  • 07/09/2024 12:00
7243231166dc6ba46105a8.01325854.jpg

O Ginásio Municipal Dileto Bertaiolli foi palco do Ato Cívico em honra à Independência do Brasil, celebrada neste sábado, dia 7 de setembro. A programação encerrou a Semana da Pátria 2024 de Capinzal, sob o tema “Leitura e Cidadania”.

O momento teve início por volta das 9h, através do ingresso dos alunos no ambiente celebrativo, seguido pela abordagem ao trabalho desenvolvido pelas instituições de ensino da rede municipal acerca da V Jornada Literária, uma iniciativa promovida pela Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Esportes, que ocorre a cada dois anos. Nesta oportunidade, o movimento foi embasado no lema “Tecendo Narrativas Transversais”.

Os presentes tiveram a oportunidade de aprofundar-se nos diversos formatos e produções praticadas pelos alunos e professores, ampliando a importância do hábito da leitura na vida de todos.

Outro ponto alto da cerimônia foi a presença do “Esquilendo”, o mascote da Jornada Literária. Sua chegada ocorreu de maneira repentina, despertando o apreço que os estudantes possuem por ele, além de contagiar a todos com seu carisma e representatividade.

Posteriormente, o momento foi oportuno com o ingresso da Fanfarra Municipal, reativada no ano de 2020 e atualmente contando com cerca de 70 alunos, através de turmas nas Escolas Municipais Ernesto Hachmann, Dr. Vilson Pedro Kleinubing, além do Centro Educacional Prefeito Celso Farina, os quais possuem regência do Maestro Acácio Antunes.

Além disso, também tomaram lugar no ambiente o Coral Infantojuvenil da Escola Municipal de Música, formado por alunos da Escola Municipal Ernesto Hachmann, comandados pelo Maestro Anderson Schranck.

A Banda Municipal, com mais de 30 anos de atuação, foi responsável por encantar a todos com sua presença, através da condução do Pavilhão Nacional das bandeiras, na qual possuem lideranças do coreógrafo Juliano do Prado e dos Maestros Carlos Alberto da Silva e Yuri José Penteado.

A junção dos três segmentos, em mais uma oportunidade, encantou a todos os presentes, sobretudo pela convergência entre os assopros, batida e cânticos.

Outro ato importante foi a execução dos hinos: “À Independência do Brasil” e “Hino a Capinzal”, ambos interpretados e executados pelo Coral e Banda.

Por fim, a junção da Banda e Fanfarra salientou a magnitude do encontro. As músicas “Eu Sou do Sul” e “Canto Alegretense”, proferidas pela Banda Municipal, com arranjos e regência do Maestro Yuri, encantaram a todos, também em homenagem ao Rio Grande do Sul e à sua extensa batalha nos últimos meses. Sua bandeira foi carregada durante a apresentação, traçando a solidariedade entre todos.

A Fanfarra, através do Maestro Acácio, não fez diferente, com sua evolução de sonoridade e toques simultâneos fruto de um nobre trabalho de todos os envolvidos.

Para concluir, uma homenagem foi apresentada a todos os brasileiros por meio da canção “Eu Sou Brasileiro”, com a atuação do Coral, Banda e Fanfarra, reforçando os princípios e a genuinidade do nosso povo. 


Enquete