Cultura

Capinzal e Ouro têm ponto facultativo nesta terça-feira; feriado municipal foi antecipado

  • Jardel Martinazzo
  • 17/02/2026 06:37
1233846841699436f287bb08.92758415.jpg

Os municípios de Capinzal e Ouro têm ponto facultativo nas repartições públicas municipais nesta terça-feira, dia 17 de fevereiro, em razão das comemorações alusivas ao Carnaval. A medida integra o calendário unificado de feriados e pontos facultativos, adotado pelas duas cidades desde 2023.

Em Capinzal, o ponto facultativo está previsto no Decreto nº 003/2026, assinado pelo prefeito Aguinaldo Pedro Paggi, e estabelece a suspensão do atendimento ao público nas repartições municipais, com exceção dos serviços considerados essenciais.

O ponto facultativo ocorre após o feriado municipal unificado de Capinzal e Ouro, que neste ano foi antecipado para a segunda-feira, dia 16, data em que foi realizada a festa em comemoração aos 77 anos de emancipação político-administrativa de Capinzal.

Conforme os decretos municipais, os serviços essenciais, como coleta de lixo e outros atendimentos indispensáveis ao interesse público, serão mantidos normalmente. As secretarias poderão convocar servidores, se necessário, para garantir a continuidade dos serviços. Hoje não haverá atendimento do transporte coletivo urbano de passageiros. 

Na área da saúde, o atendimento à população durante o ponto facultativo está garantido pelo sistema Anjos da Vida Gestão em Saúde Ltda em Capinzal. Além disso, o plantão médico no Hospital Nossa Senhora das Dores, que atende Capinzal e Ouro.

Em Ouro, o ponto facultativo desta terça-feira está previsto no Decreto nº 1.292, publicado em 24 de dezembro de 2025, que define o calendário oficial de feriados e pontos facultativos unificados entre os dois municípios. O mesmo decreto estabeleceu o feriado municipal unificado na segunda-feira, dia 16.

O atendimento ao público nas repartições municipais de Capinzal e Ouro será retomado na quarta-feira, dia 18, no horário habitual.

Enquete