Geral

Capinzal FM celebra 44 anos de história

  • Douglas Varela
  • 05/12/2024 12:31
19035699006751c395251955.90346249.jpg

A Rádio Capinzal surgiu para preencher uma importante lacuna na comunicação de Capinzal e Ouro, trazendo para a região um dos meios de comunicação mais influentes do mundo. Fundada no dia 5 de dezembro de 1980, a emissora passou a integrar a vida cotidiana do Baixo Vale do Rio do Peixe, marcando o início de uma nova era para a região.

As tratativas para a fundação da rádio começaram no final dos anos 70, quando um grupo de empresários locais, liderado por Benoni Viel (In Memoriam), Saul Parisotto (In Memoriam), Osvaldino D'Agostini, Ozires Antônio D'Agostini (In Memoriam), Orvalino D'Agostini (In Memoriam) e Armando Vieceli (In Memoriam), percebeu a necessidade de oferecer à região um veículo de comunicação devidamente legalizado. Após cumprir todos os trâmites e apresentar a documentação necessária, o contrato entre a Rádio Capinzal e o Ministério das Comunicações foi assinado em Brasília no final de 1979.

Nos primeiros meses de 1980, o grupo adquiriu o prédio e os equipamentos necessários para a emissora, além de contratar os primeiros funcionários. Depois de um período de testes, no dia 5 de dezembro de 1980, a Rádio Capinzal iniciou suas transmissões.

Por 20 anos, a sede da emissora funcionou nos altos da XV de Novembro, onde hoje está localizada a Rede Feminina de Combate ao Câncer. Durante esse período, o grupo de empresários alternou-se na direção da emissora até o final da década de 90. Naquela época, o controle acionário foi adquirido por novos sócios, que assumiram o compromisso de manter a rádio com os mesmos objetivos de seus fundadores: a serviço da comunidade.

Em 5 de dezembro de 2000, durante as comemorações de 20 anos de fundação, a Rádio Capinzal inaugurou seus novos e modernos estúdios na Rua Carmelo Zocoli, 205, no térreo do Centro Social São Francisco de Assis, no centro de Capinzal, onde permanece até hoje.

Migração

Em 21 de dezembro de 2021, pouco antes de completar 41 anos de história, a Rádio Capinzal deu um importante passo em sua trajetória. Na manhã daquele dia, começou a montagem da nova torre para a transmissão da Frequência Modulada (FM). O processo de migração da emissora, que antes transmitia pela AM 1540, iniciou em 2014 e foi aprovado pelo Ministério das Comunicações em julho de 2021. Em 30 de dezembro de 2021, a rádio iniciou oficialmente sua transmissão experimental na Frequência Modulada, no canal 102.3 FM.

Nova programação

Em 21 de março de 2022, a emissora lançou sua nova programação, com uma plástica moderna e uma melhoria na qualidade de áudio. A sintonia foi ajustada, novas atrações foram incorporadas, mas a essência da Rádio Capinzal continuou a mesma: uma programação local e regional, com foco na prestação de serviços, informações atualizadas e o atendimento aos pedidos musicais dos ouvintes.

Novos estúdios

Em 2024, a emissora deu mais um passo importante ao inaugurar novos estúdios, considerados um dos mais modernos da região, oferecendo maior conforto aos comunicadores e visitantes. O projeto contemplou o estúdio principal, o departamento de jornalismo e a central de produção de áudio. E a transformação não para por aí: em breve, uma nova fachada será construída, reforçando ainda mais a presença da rádio no coração de Capinzal.

Equipe

Antonio Luiz, Cassiana Arnuti, Douglas Varela, Erick Silva, Gabriel Leal, Jardel Martinazzo, Jorge Luiz, Luziana Rodrigues Cordeiro, Márcia Schaffer, Marcio Pedro, Marines Varela, Marlo Matielo, Priscila Bernabé Pissoli e Raquel de Jesus.

Também fazem parte da programação como terceirizados: Barro Preto, Paulo Forquezato, Roque Junior e Cleciane.

Na direção de Luiz Pedro Scarton e Nadilce Dambros.

Enquete