Saúde

Capinzal inicia o Dezembro Vermelho com ações de prevenção e diagnóstico de HIV/AIDS

  • Jardel Martinazzo
  • 01/12/2025 11:31
531448155692da9294a68e8.88792747.jpg

Capinzal deu início, nesta segunda-feira, 1º de dezembro, à programação especial do Dezembro Vermelho, campanha nacional de prevenção ao HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis. A mobilização reforça a importância do diagnóstico precoce, do tratamento adequado e da informação como principal ferramenta de proteção.

"Iniciamos o Dezembro Vermelho, que é o mês de prevenção e diagnóstico do HIV e AIDS. Então, hoje, comemora-se o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS. Assim como demais cidades do Brasil, do estado, aqui em Capinzal não é diferente. Promovemos essa ação em conjunto com a vigilância epidemiológica e estamos em dois pontos durante todo o dia”, destacou a enfermeira e coordenadora da Atenção Primária da Secretaria da Saúde de Capinzal, Graciele Rosseti Giumbelli. 

Segundo a servidora, as equipes de saúde estão distribuídas em dois locais estratégicos, oferecendo serviços e orientações durante todo o dia. As ações iniciaram às 8h e seguem até as 11h30, e no período da tarde, das 13h até as 17h: na Praça Pedro Lélis da Rocha e junto ao Supermercados da Copercampos.

Nos locais, o foco é a realização de testes rápidos de HIV, Hepatite B e C, e Sífilis.e a oferta de orientações sobre o tratamento disponível pelo SUS, incluindo as profilaxias PEP (Pós-Exposição) e PREP (Pré-Exposição) para o HIV e AIDS.

A coordenadora destacou a boa participação da comunidade, ressaltando que, apesar do preconceito que ainda existe, as pessoas estão mais esclarecidas sobre o assunto.

"Temos uma boa aceitação, embora a gente sabe que HIV e AIDS, ainda existe um preconceito, mas eu acho que as pessoas estão bem mais esclarecidas sobre esse assunto e a gente sempre tem uma procura muito boa para os testes rápidos."

Ela reforça a importância da continuidade do trabalho. "O público está vindo, a gente está tendo bastante pessoas pedindo orientação, realizando os testes, e essa é a linha que a gente pretende trabalhar: sempre focando nas orientações, no diagnóstico precoce, e no tratamento."


Enquete