Geral

Compra de seguidores na internet: Especialista revela impactos negativos da prática

  • Gabriel Leal
  • 02/10/2024 16:27
192480706866fd9f3658c723.51054349.jpg

Quando falamos das redes sociais, inevitavelmente um dos principais temas relacionados ao assunto é a quantidade de seguidores, especialmente nos mais variados perfis das plataformas.

Diariamente, pessoas e até mesmo empresas buscam métodos para elevar o número de seguidores em seus perfis, a fim de fortificar a abrangência de suas publicações e valorizar os conteúdos que ali estão.

Uma maneira rápida de conseguir novos seguidores está relacionada à sua compra, uma prática comum nos tempos atuais. Entretanto, a quantificação adquirida não exerce no perfil comprador a atividade que seguidores reais fariam.

Em entrevista à reportagem da Capinzal FM, o empresário e especialista da área, Gabriel Gotardo, avalia negativamente essa conduta, ressaltando que um determinado número estará presente no perfil, mas o fato não propicia engajamento, oportunidades de venda, curtidas, entre outras ações, como nos casos dos seguidores reais.

Além disso, o empresário explica que a aquisição é prejudicial ao funcionamento do algoritmo das redes sociais, que “regula” as atividades exercidas pelas diversas contas que compõem a plataforma. De maneira prática, em uma possível compra de mil seguidores, após a passagem de um determinado tempo, o algoritmo irá identificar a ausência de interesse desses seguidores pelo perfil comprador, visto que são apenas números, e irá impor atitudes que podem ser classificadas como consequências. Logo, a ausência de interações entre seguidores e perfil retrata ao algoritmo a baixa qualidade dos conteúdos postados, de modo que ele forneça e recomende em menor escala para demais perfis.

Gotardo explica que existem outras maneiras de alcançar novos seguidores, como:

-Aderir a publicações que já possuem ampla adesão pela comunidade;

-Realizar postagens com conteúdos relevantes, que irão agregar valor aos leitores;

-Conversar diariamente com os seguidores, expondo-se;

-Investir em tráfego pago.

Ouça a entrevista concedida pelo especialista à reportagem da Capinzal FM:


Enquete