Corpo de Bombeiros Militar de SC abre processo seletivo para militar temporário
- Gabriel Leal
- 18/12/2025 16:16

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina lançou o Processo Seletivo Simplificado para a incorporação de soldados do Serviço Militar Temporário (SEMET). Neste sentido, 42 vagas são destinadas ao 11º Batalhão de Bombeiros Militar (11º BBM), que incluem os municípios de Água Doce, Alto Bela Vista, Arabutã, Capinzal, Catanduvas, Concórdia, Erval Velho, Herval d’Oeste, Ibicaré, Ipira, Ipumirim, Irani, Jaborá, Joaçaba, Lacerdópolis, Lindóia do Sul, Luzerna, Ouro, Peritiba, Piratuba, Presidente Castello Branco, Treze Tílias, Vargem Bonita e Zortéa. Os selecionados atuarão em atividades operacionais e administrativas, como combate a incêndios, busca e salvamento, atendimento pré-hospitalar, resgates e apoio operacional.
As inscrições estão abertas de 18 de dezembro de 2025 a 19 de janeiro de 2026, por meio do site do IDECAN. A remuneração inicial é de R$ 8.015,00, acrescida de auxílio-alimentação de R$ 550,00. O processo seletivo prevê prova objetiva, além de avaliação de títulos, Teste de Aptidão Física (TAF), avaliação psicológica e exame de saúde, conforme edital oficial.
A prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, tem valor máximo de 10 pontos e corresponde a 60% da nota final do certame. A avaliação terá duração de três horas e será composta por 40 questões de múltipla escolha, com cinco alternativas cada, sendo apenas uma correta. As questões serão distribuídas entre Língua Portuguesa (6), Noções de Informática (6), Legislação Institucional (8), Noções de Combate a Incêndio (10) e Noções de Primeiros Socorros (10), todas com peso de 0,25 por questão, totalizando 10 pontos, conforme estabelecido no edital.
O prazo de validade do Processo Seletivo Simplificado será de um ano, contado a partir da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período, conforme prevê o edital. Os contratos para o Serviço Militar Estadual Temporário (SEMET) do CBMSC serão periódicos, com duraçãode 12 meses, podendo ser prorrogados por igual período e de acordo com o interesse de ambas aspartes, não podendo exceder o tempo total de 96 (noventa e seis) meses de efetivo serviço, contínuos ouintercalados, independentemente da instituição militar estadual em que serviu.
Clique aqui e acesse o edital.





