Cultura

Dia do Gaúcho: Historiadora relembra a Revolução Farroupilha e seu impacto na cultura aguerrida deste povo

  • Gabriel Leal
  • 20/09/2024 14:56
67218353366edb9ac9ee5e9.97166484.jpg

Nesta sexta-feira, dia 20 de setembro, é comemorado o Dia do Gaúcho: momento de celebração e valorização acerca da história e tradições gaúchas. A data destaca a Revolução Farroupilha, também denominada Guerra dos Farrapos, que perdurou entre os anos de 1835 e 1845 no sul do país, sobretudo na província de São Pedro do Rio Grande do Sul.

O ato foi liderado por figuras como Bento Gonçalves e Giuseppe Garibaldi, embasado pela busca de melhorias para a sociedade, como a redução de impostos, a expansão da liberdade para o comércio e a participação política, entre outras.

O ponto inicial da Revolução se conceitua pela tomada da capital gaúcha, Porto Alegre, que, gradativamente, atingiu toda a província, gerando a formação de um governo provisório. É importante frisar que o conflito contemplou inúmeros duelos, ressaltando o pertencimento da aldeia, bem como a identidade regional. Sua conclusão se deu através da assinatura do Tratado de Ponche Verde, em 1845, que trouxe algumas concessões; entretanto, não atendeu a todas as solicitações apresentadas.

Em tempos atuais, destaca-se o movimento como o grande responsável pela formação da história e cultura gaúcha, em especial pela sua intensa bravura e a incessante busca por melhores condições de vida.

A historiadora, com 28 anos dedicados à profissão, Cleocir Fátima Dalavéquia Dalamaria, detalha o movimento:


Enquete