Polícia

Disputa em aldeia indígena de Chapecó: fogo destruiu mais de 10 casas e veículos

  • Capinzal FM
  • 17/07/2023 06:38
41243893064b50c918d8b00.09771850.jpg

Cerca de 12 casas foram incendiadas e destruídas durante uma disputa entre indígenas Kaingang na Aldeia Condá, em Chapecó no Oeste de Santa Catarina. As informações preliminares são do Corpo de Bombeiros Militar, mas o número de residências destruídas pode ser ainda maior. O confronto iniciou ao amanhecer do domingo (16).  

Um indígena morreu e outros dois foram vítimas de tentativa de homicídio durante a confusão. Além disso, outras 11 pessoas foram atendidas com ferimentos leves.   A disputa teria iniciado ainda na madrugada, durante uma festa, com socos, pontapés, pedradas e tiros. Durante a manhã, além das casas, também foram incendiados veículos de indígenas da aldeia.  

Disputa na aldeia  

Conforme informações da PM, há algumas semanas a aldeia vem vivendo sob situações de conflito devido a um grupo de indígenas que não teria aceito o cacique eleito. Ao amanhecer, alguns indígenas do grupo opositor teriam ido até o local da festa e começaram a confusão.  

A Polícia Federal instaurou Inquérito Policial para apurar as causas da disputa e a autoria. Porém, conforme o delegado da Polícia Federal de Chapecó, Paulo Cesar Bulgos de Andrade, policiais federais e militares estão na aldeia para evitar novos confrontos.  

Na segunda-feira (17) haverá reforço de policiais federal do GPI de Florianópolis.

Créditos: Portal ND+

Enquete