Agricultura

Doutor em Meteorologia destaca impactos das mudanças climáticas no meio rural em entrevista ao Jornal 102

  • Gabriel Leal
  • 11/07/2025 09:03
4114778036870fe1120c3c3.71683835.jpg

O Jornal 102 entrevistou, na manhã desta sexta-feira, 11 de julho, o doutor em Meteorologia e pesquisador da EPAGRI/CIRAM, Felipe Marques de Andrade. A conversa teve como foco o tema “Mudanças Climáticas e as Interações com o Meio Rural”, que será abordado pelo especialista no XXIII Fórum de Desenvolvimento Rural Sustentável de Ouro, realizado nesta mesma data, no Centro de Eventos Sidnei Paulo Faccin, anexo ao Oratório de Caravaggio, como parte da programação da 40ª Festa do Colono de Ouro.

Segundo Felipe, o tema é extremamente relevante, principalmente pela forte representatividade do setor agropecuário na economia de Santa Catarina, especialmente na região Oeste, com destaque para a produção de grãos, como soja e milho, além da criação de bovinos de corte e leite.

Ele explicou que as pequenas propriedades rurais são as mais afetadas pelas mudanças climáticas, devido ao aumento dos custos de produção e à insegurança alimentar, já que muitas delas não conseguem se adaptar às novas condições impostas pelo clima. Culturas como arroz e milho estão entre as mais prejudicadas, principalmente pelas variações nos níveis de precipitação, como períodos prolongados de seca. A pecuária de corte também sofre impactos, especialmente com o estresse térmico nos animais. Por outro lado, culturas tropicais mais resistentes, como a mandioca, enfrentam menos dificuldades devido à sua maior resiliência estrutural.

O pesquisador defendeu o uso de práticas sustentáveis, como a adoção de energias renováveis, bioinsumos e o acesso a informações meteorológicas antecipadas, como formas de mitigar os impactos do clima. Para ele, é fundamental focar na resiliência da produção agrícola, buscando reduzir a emissão de carbono, um dos principais causadores do efeito estufa e do consequente aumento da temperatura média global, o que gera instabilidades climáticas cada vez mais frequentes.

Ouça a entrevista completa:


Enquete