Saúde

Durma melhor: Psicóloga compartilha métodos para aderir à higiene do sono

  • Gabriel Leal
  • 18/09/2024 16:08
175783343066eb260ce58ad3.56853984.jpg

Você já ouviu falar sobre a higiene do sono? O termo refere-se a diversas condutas que podem ser adotadas e visam elevar a qualidade do sono.

De acordo com a psicóloga Daiani Cardoso, as medidas englobam a não realização de atividades físicas em um intervalo de três horas antes de dormir, além de definir um horário específico para o sono e praticá-lo o máximo de vezes possíveis, inclusive em feriados e finais de semana, bem como alimentar-se em um intervalo de três horas antes de dormir, o alerta quanto à ingestão de bebidas alcoólicas e com cafeína, assim como a diminuição gradativa da iluminação do ambiente e o não acesso a aparelhos eletrônicos, como televisões, entre outros.

A profissional também explica que a estimativa de tempo ideal para o sono, visando o bem-estar humano, é de oito horas, mas ressalta a necessidade da qualificação neste processo.

Por fim, ela ressalta que, em alguns casos, o sono de baixa qualidade está relacionado como sintoma de um determinado transtorno ou doença mental.


Enquete