Educação

Escola Silvio Santos mantém expectativa pela continuidade do ensino noturno após reunião com a CRE

  • Gabriel Leal
  • 30/10/2024 11:50
204231301567224a4fe7d533.83684685.jpg

Na noite de terça-feira, dia 29 de outubro, a Escola de Educação Básica Silvio Santos sediou uma reunião que abordou a justificação relacionada ao encerramento das aulas no período noturno. 

O encontro contou com a presença de um público significativo, incluindo autoridades e profissionais da educação, além dos servidores da Coordenadoria Regional da Educação (CRE) de Joaçaba, bem como os pais, responsáveis e alunos. Destaca-se a presença de alguns estudantes acompanhados de cartazes que ilustravam o descontentamento e a discordância com a possibilidade da decisão.

Durante o encontro, os profissionais da CRE detalharam que a interrupção do Ensino Médio noturno em algumas instituições de ensino do estado é ocasionada pelo reordenamento do setor, embasado pela Secretaria de Estado da Educação. A justificativa da medida está baseada na correlação entre o baixo número de estudantes, rendimento escolar e frequência, alem  da contenção de custos. 

Em entrevista à Capinzal FM, a coordenadora regional de Educação, Beatriz Colusso Zagonel, pontua que a aplicação da decisão ocorreu em outros educandários. Nesse raciocínio, ela detalha que os estudantes que optarem pela permanência do ensino noturno poderão recebê-lo na Escola de Educação Básica Mater Dolorum. Beatriz revela que o prefeito de Ouro, Claudir Duarte, solicitou um prazo para que a instituição de ensino possa apresentar um número maior de estudantes, assim como para dialogar com o Secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon, e o Governador de Santa Catarina, Jorginho Mello:

Atualmente, o educandário atende apenas 47 alunos nos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio Noturno. O diretor da Escola Silvio Santos, André Martinazzo, reconheceu que a decisão faz parte de uma política do governo, mas afirmou que a comunidade escolar está mobilizada para lutar pela manutenção do ensino noturno:

O prefeito Claudir Duarte destacou a importância de um diálogo com o secretário de Estado e o governador, que foi sugerido no encontro, buscando reverter a decisão e evitar o encerramento do ensino noturno na escola: 


Enquete