Frio aumenta consumo de energia e Celesc orienta população para economizar sem abrir mão do conforto
- Jardel Martinazzo
- 24/06/2026 10:13

Com a chegada do inverno e a queda nas temperaturas, o uso de equipamentos para aquecer a água e os ambientes aumenta significativamente. Para evitar surpresas na conta de energia, a Celesc orienta os consumidores a adotarem hábitos simples que ajudam a reduzir o consumo sem comprometer o conforto durante os dias mais frios.
Segundo a gerente de Eficiência Energética da Celesc, Manuela Luz Cardoso, o chuveiro elétrico é um dos principais responsáveis pelo aumento da fatura nesta época do ano. A recomendação é utilizar a posição "inverno" apenas quando realmente necessário, reduzir o tempo de banho e evitar usar o chuveiro como forma de aquecer o banheiro.
Outro equipamento que merece atenção é a geladeira. A orientação é ajustar o termostato para a estação mais fria, evitando que o motor trabalhe além do necessário. Em aparelhos mais antigos, a retirada do excesso de gelo também contribui para um funcionamento mais eficiente.
Para aquecer os ambientes, a especialista explica que o ar-condicionado no modo quente costuma ser mais eficiente do que aquecedores convencionais. Independentemente do equipamento utilizado, o ideal é evitar temperaturas excessivamente altas e manter o aparelho ligado apenas pelo tempo necessário.
A Celesc também alerta para os cuidados com a segurança. Aquecedores devem ser utilizados conforme as orientações do fabricante, longe de cortinas, móveis e materiais inflamáveis, além de ficarem fora do alcance de crianças. Outro ponto importante é verificar se a instalação elétrica da residência suporta a potência do equipamento, reduzindo o risco de sobrecargas e acidentes.
Com as dificuldades para secar roupas no inverno, cresce também o uso de secadoras e da função de secagem das máquinas de lavar. A recomendação é utilizar esses equipamentos apenas quando necessário e sempre com a capacidade próxima do máximo permitido, tornando o consumo mais eficiente.
A gerente ainda chama atenção para práticas improvisadas, como secar roupas atrás da geladeira ou sobre outros eletrodomésticos. Além de não serem eficientes, essas atitudes podem comprometer o funcionamento dos aparelhos e aumentar os riscos de acidentes.
De acordo com a Celesc, o consumo de energia depende da potência do equipamento e do tempo em que ele permanece ligado. Por isso, pequenas mudanças na rotina podem fazer diferença no orçamento, permitindo atravessar o inverno com mais conforto, segurança e economia.





