Historiadora lança livro que retrata a trajetória dos alemães e meio século da Igreja Luterana em Capinzal
- Gabriel Leal
- 23/04/2025 15:26

O Centro Educacional Prefeito Celso Farina será palco, na noite desta sexta-feira, 25 de abril, a partir das 19h30min, do lançamento do livro “A Presença Alemã em Capinzal: 50 Anos da Comunidade Luterana e os Festejos do Kerb Fest”, de autoria da historiadora Márcia Regina Melloto.
Em entrevista concedida à reportagem da Capinzal FM, a autora relatou que a obra foi desenvolvida a partir de suas pesquisas na pós-graduação realizada na Unoesc, em Joaçaba, com o objetivo de valorizar a cultura regional. O livro, de 132 páginas, resgata a trajetória dos imigrantes alemães no Brasil, em 1824, com ênfase na chegada e no desenvolvimento dessa comunidade em Capinzal, e o papel central da Igreja Luterana na formação cultural e social da região.
A pesquisa destaca o processo migratório dos alemães, que inicialmente se estabeleceram na Bahia e no Rio de Janeiro — onde ocorreu a fundação da primeira Igreja Luterana no país, em Nova Friburgo/RJ. Posteriormente, muitos imigrantes fixaram residência nas colônias do Rio Grande do Sul e, mais tarde, migraram para Santa Catarina, especialmente nos municípios de Piratuba e Ipira. A chegada a Capinzal foi favorecida pela presença da Estação Ferroviária, que ligava São Paulo ao Rio Grande do Sul, facilitando o deslocamento e o escoamento de produção.
No livro, a autora também aborda a implantação da cultura alemã no contexto local, por meio da religião, do idioma e de costumes preservados, como o Kerb Fest. Conforme relatado à emissora, o Kerb, originalmente, está relacionado a festividades de origem religiosa, celebrando a inauguração de igrejas Luteranas em determinadas localidades, e, em alguns casos, servindo como comemoração pela colheita. Em Capinzal, a festa teve início em 1991, com destaque para a participação da Equipe Antártica, oriunda de uma Gincana Municipal.
A publicação ainda presta homenagem ao historiador Vitor Almeida (in memoriam), cuja família forneceu registros históricos relevantes para a obra. A autora mencionou as dificuldades em obter documentos da época e destacou a colaboração do historiador Alexandre Roca Nascimento, seu esposo, na análise de atas e demais acervos da comunidade Luterana. A igreja comemorou 50 anos de atuação em 2023, marco amplamente abordado no livro.
O projeto contou com apoio parcial da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). A comunidade está convidada a participar do evento de lançamento, aberto ao público. A obra será comercializada pelo valor de R$ 50,00.