Inteligência artificial na educação: contribui ou prejudica?
- Gabriel Leal
- 13/09/2024 16:43
Provavelmente, você já ouviu falar sobre a inteligência artificial ou até mesmo já usufruiu dos seus benefícios. A ferramenta é composta por tecnologias que possibilitam computadores e dispositivos digitais exercerem a simulação da inteligência humana.
De acordo com o diretor do Centro Educacional Potencial de Ouro, com mais de trinta anos dedicados à educação, André Pestana, os benefícios propiciados pela inovação são diversos, bem como podem ser exercidos na educação, sobretudo pelos professores, destinando-a a realização de tarefas com fins burocráticos, possibilitando ao educador condições de destinar sua capacitação máxima ao desenvolvimento de novas atividades.
Não obstante, o educador desmistifica a crença relacionada à substituição do professor através da inteligência artificial, e sim como uma contribuição para ampliar a qualidade dos planejamentos e proposições. Pestana cita que algumas tecnologias oferecem jogos educativos e até mesmo roteiros/planos de aulas com a temática desejada pelo professor, o que possibilita rapidez em algumas das atividades dos docentes.
Além disso, André comenta que as escolas podem capacitar os professores quanto ao manuseio da I.A., possibilitando maior qualificação na sua aplicabilidade, resultando na “facilitação” do trabalho do professor. Por fim, Pestana destaca que os educadores precisam sentir-se confortáveis para a exploração prática da inteligência artificial, de modo que a mesma atue em conjunto com ele.
Confira a entrevista
concedida pelo diretor à reportagem da Capinzal FM: