Irani integra ranking TOP 100 OpenCorps pelo terceiro ano consecutivo
- Capinzal FM
- 19/10/2023 13:23
Distinção destaca a ação de empresas líderes em open innovation com
startups – neste ano, mais de 5,3 mil companhias foram indicadas
Uma das principais indústrias de papel e embalagens sustentáveis do Brasil, a Irani integra, pelo terceiro ano consecutivo, TOP 100 OpenCorps, ranking de empresas brasileiras que mais se destacam no ecossistema de inovação aberta. A premiação, entregue no ultimo dia 18 de outubro, em cerimônia no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, é organizada anualmente pela 100 Open Startups, plataforma pioneira e líder em open innovation na América Latina. Em 2023, o ranking registrou recorde de indicadas, com mais de 5,3 mil corporações, de acordo com os organizadores.
O Ranking 100 Open Startups é uma publicação anual, utilizada por grandes instituições e investidores líderes como referência para acompanhar as startups e scaleups mais atraentes para o mercado corporativo, além de destacar as corporações, agentes do ecossistema, investidores e executivos que mais contribuíram com startups.
“A publicação é realizada pela 100 Open Startups, conforme atualização dos dados registrados em sua plataforma. O prêmio é resultado de um amplo trabalho realizado pela Irani nos últimos anos, e acelerado em 2023, e reflete a visão que o ecossistema de inovação tem da companhia, como uma das corporações que mais investem e contribuem para a inovação no Brasil”, avalia o diretor-presidente da Irani, Sérgio Ribas.
Na edição de 2023, a companhia é uma das três melhores colocadas no setor Florestal, Celulose e Papel, alcançando também a 6ª posição no TOP 10 no segmento Middle Market. Entre as ações que contribuíram para destacar a empresa no cenário nacional de inovação aberta estão o Irani Labs e os aportes realizados em startups por meio da Irani Ventures.
Irani tem foco total em startups alinhadas ao ESG
No primeiro trimestre do ano, a empresa anunciou edição Irani Labs ESG, com foco em dois de seus pilares estratégicos: inovação e sustentabilidade. Em parceria com o Quintessa, aceleradora de impacto pioneira no Brasil, 72 startups participaram da edição especial do Irani Labs. Deste grupo, 12 selecionadas estão recebendo mentorias e sete finalistas foram escolhidas para implementação de POCs (provas de conceito), colocando em prática suas propostas de trabalho.
“Nesta edição, tivemos Basf, IFood e Mercado Livre como parceiros do programa, participando da seleção das startups e ampliando, assim, a visibilidade para todas elas em três grandes multinacionais que atuam no Brasil”, acrescenta Fabiano Alves Oliveira, diretor de Pessoas, Estratégia e Gestão da Irani.
Por meio da Irani Ventures, a empresa já aportou R$ 3,8 milhões em três startups, duas delas neste ano, com foco no desenvolvimento de embalagens sustentáveis com uso de matérias-primas alternativas.
Em 2023, o primeiro aporte foi direcionado para a growPack, startup que produz embalagens sustentáveis a partir de palha de milho e outros resíduos da produção agrícola. O terceiro investimento da Irani Ventures foi destinado à Mush, que tem como foco o desenvolvimento de produtos ecológicos e biodegradáveis à base de fungos oriundos de resíduos agrícolas e vegetais. Em 2022, dando início aos aportes, foi selecionada a startup Trashin, que promove a economia circular através da gestão de resíduos e de programas de logística reversa.
Sobre a Irani
Fundada em 1941, a Irani Papel e Embalagem é hoje uma das líderes do setor de embalagens sustentáveis no Brasil. Controlada desde 1994 pelo Grupo Habitasul, tradicional grupo empresarial da região Sul do país, produz papéis para embalagens, chapas e caixas de papelão ondulado, além de resinas naturais de pinus, breu e terebintina, assegurando o fornecimento de produtos de matéria-prima renovável com alta qualidade. Alinhada às boas práticas da economia circular, tem produção integrada às florestas próprias e utiliza energia autogerada. Conta com unidades produtivas localizadas em Vargem Bonita (SC), Santa Luzia (MG), Indaiatuba (SP) e Balneário Pinhal (RS), além de responder pela gestão de florestas em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Com escritórios em Porto Alegre (RS) e Joaçaba (SC), tem em seus quadros mais de 2.300 colaboradores.
Créditos: Divulgação