Geral

Jairo Hofmann detalha ações e desafios nas secretarias de Infraestrutura, Agricultura e Habitação

  • Gabriel Leal
  • 16/04/2025 17:05
161863918668000de3e81484.85749371.jpg

O Jornal 102 recebeu nesta quarta-feira, 16 de abril, o secretário municipal de Infraestrutura e Transportes de Capinzal, Jairo Luiz Hofmann. O gestor, que atualmente acumula também as Secretarias de Agricultura e Habitação, coordena um efetivo de aproximadamente 60 servidores e fez um balanço dos primeiros meses à frente das pastas.

Durante a entrevista, Hofmann destacou os principais desafios encontrados no início da gestão, com ênfase em algumas condições precárias da frota de máquinas e veículos. A escassez de ferramentas e materiais básicos para execução dos serviços também foi mencionada, incluindo a ausência de itens como escadas e parafusadeiras, o que compromete a eficiência do trabalho diário.

Outro ponto relevante abordado foi a necessidade de adequação da Secretaria à nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133), em vigor desde 30 de dezembro de 2023. Segundo o secretário, a gestão anterior ainda realizava aquisições por meio de "Compra Direta", modalidade que não está mais em conformidade com a legislação atual, o que gerou entraves administrativos para o início dos trabalhos.

Apesar das dificuldades iniciais, Hofmann apresentou um panorama das ações desenvolvidas desde então, como a retomada da coleta de galhos e entulhos, além de melhorias nos serviços de recolhimento do lixo. De acordo com o secretário, há cerca de 30 dias não foram registradas reclamações relacionadas à coleta urbana.

No setor agrícola, foi destacada a disponibilização de maquinário, como draga e trator de esteira, para atendimento direto aos produtores rurais. Já em relação à iluminação pública, Hofmann explicou os entraves enfrentados no processo licitatório conduzido pelo CINCATARINA. A empresa vencedora, sediada em Joaçaba, não apresentou a documentação exigida, o que levou à convocação da segunda colocada, de Indaial, que tem até o dia 24 de abril para cumprir com as exigências legais. A Secretaria já dispõe do material necessário para a instalação de 1.026 lâmpadas de LED.

Na área da pavimentação rural, o secretário reiterou a importância do apoio do Governo do Estado e mencionou a expectativa pela implementação do programa "Estrada Boa Rural", previsto para ser lançado pelo governador Jorginho Mello em maio.

No setor urbano, Hofmann atualizou o andamento de diversas frentes de pavimentação. A Rua Pedro Paggi, no Loteamento São Roque, teve o trecho faltante concluído, restando apenas a pintura de solo e a realocação da rede elétrica, já autorizada. A Rua José Cadorin passou por alterações no projeto e deve ser licitada no dia 30 de abril. Já as ruas Tertulino Pedro da Silva (Vila Sete de Julho) e Segundo Costenaro (Loteamento Maxiliano Toaldo) contam com recursos assegurados e aguardam a conclusão dos projetos para abertura de licitação.

Em Linha Residência, o projeto foi revisado para incluir sarjetas, meio-fio e bocas de lobo. O processo tramita atualmente na AMMOC. A Rua Ermelinda Debastiane Thomazoni (Loteamento Lar Imóveis, em frente ao SENAI) teve o projeto finalizado e está em fase de liberação de recursos. No Loteamento Recanto dos Pássaros, a Administração Municipal garantiu a pavimentação de ao menos duas vias em 2025.

Diante da estiagem que afeta a região, a Secretaria também prestou apoio com o fornecimento de água potável para consumo humano em três propriedades, além de atender propriedades rurais com água para os animais. Hofmann ainda relembrou o Decreto de Situação de Emergência emitido em 25 de fevereiro, com cerca de R$ 11 milhões em predas na agricultura que aguarda reconhecimento por parte das demais esferas governamentais.

Ao final da entrevista, o secretário comentou sobre sua relação com o Poder Legislativo, destacando o diálogo aberto com os vereadores e mencionando um encontro realizado no início do ano para alinhamento de demandas e prioridades. Jairo também repudiou algumas manifestações proferidas pelo vereador Jair Pedro Toaldo.

Ouça a entrevista completa:

Enquete