Saúde

Mãe de gêmeos de Capinzal internada por infecção urinária recebe alta e agradece apoio

  • Jardel Martinazzo
  • 31/01/2026 15:00
411308424697e43a50c9907.60551010.jpg

Após uma semana de internação, a moradora do bairro Vista Alegre, em Capinzal, Analice Freitag, recebeu alta médica na sexta-feira (30). Ela estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST), em Joaçaba, onde tratava complicações decorrentes de uma infecção urinária. A informação foi confirmada à reportagem da Capinzal FM pelo marido, Michel.

Mãe de gêmeos de 1 ano e 3 meses, Analice utiliza cadeira de rodas desde o nascimento, em razão de diversos problemas de saúde. Ao longo da vida, já passou por procedimentos cirúrgicos, incluindo uma cirurgia abdominal, o que torna seu quadro clínico mais delicado e exige cuidados constantes.

Segundo Michel, apesar da alta hospitalar, Analice ainda necessita de repouso absoluto e acompanhamento contínuo pelas próximas duas semanas. Ela não pode realizar esforços físicos para evitar complicações na recuperação. A equipe de saúde já iniciou o acompanhamento domiciliar, realizando curativos e cuidados médicos periódicos.

Diante da situação, a família busca agora alguém que possa auxiliar nos cuidados diários, já que Michel precisa conciliar o trabalho com o acompanhamento da esposa. Paralelamente, segue ativa uma campanha solidária, que tem sido fundamental para custear medicamentos, deslocamentos para possíveis retornos ao hospital e despesas básicas.

“A campanha tem sido de muita ajuda. Estamos recebendo doações em dinheiro, alimentos, fraldas e medicamentos. Isso tem feito toda a diferença, porque estávamos passando por um momento muito difícil”, destacou Michel.

As doações podem ser feitas via Pix, pela chave 076.535.179-00, em nome de Analice Freitag. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (49) 99198-0428.

Outro fator que agravou a situação financeira da família foi a suspensão do Benefício de Prestação Continuada (BPC) há mais de um ano. Após a repercussão do caso, um advogado se ofereceu voluntariamente para auxiliar na regularização do benefício, e os documentos já foram encaminhados.

Em entrevista à Capinzal FM, Analice também fez questão de agradecer à equipe do Hospital Universitário Santa Terezinha de Joaçaba e a todas as pessoas que têm colaborado com a campanha.

“Eu estou com a voz um pouco fraca porque saí há pouco tempo do hospital. Quero agradecer por toda a ajuda que recebi, principalmente por causa dos meus filhos, que são as pessoas mais importantes da minha vida. Também agradeço ao Hospital Santa Terezinha por todo o cuidado, pela empatia e por ter me salvado. Se estou aqui hoje, é porque Deus tem um propósito para a minha vida. Foi um susto, mas graças a Deus estou aqui. Em breve vamos prestar contas de toda a ajuda recebida”, afirmou.


Enquete