Morre aos 76 anos Nadilce Dambros, sócio-proprietário da Capinzal FM
- Douglas Varela
- 18/02/2025 12:01

Faleceu na noite de segunda-feira, dia 17, no Hospital Regional São Paulo de Xanxerê, o sócio-proprietário e diretor financeiro da Capinzal FM, Nadilce Dambrós, aos 76 anos. Ele estava internado desde a semana passada para o tratamento de uma infecção cardíaca e, após passar por procedimento cirúrgico, não resistiu.
Filho mais velho do casal Dorvalino e Ida Biassi Dambros, Nadilce nasceu em Linha Dambros, interior de Ouro, onde viveu durante a infância e parte de sua juventude, chegando a lecionar na escolinha da comunidade. Ele teve seis irmãos: Valmir, Itacir, Anilvo, Airton, Teolides e Claudir (in memoriam).
Ainda jovem, Nadilce se mudou para a cidade e iniciou sua trajetória profissional na Indústria Reunidas Ouro, que ao longo dos anos foi adquirida pela Perdigão e, posteriormente, se fundiu com a Sadia, formando a BRF. Durante mais de 45 anos de dedicação à empresa, ele atuou em diversos setores, incluindo expedição de notas, recursos humanos, recrutamento e seleção, gestão do antigo FPS e nos demais setores administrativos. Sua organização, pontualidade e seu modo sábio e respeitoso com colegas e superiores fizeram dele uma referência para muitas gerações dentro da BRF. Em 14 de setembro de 2013, foi homenageado pela empresa pelos seus 45 anos de contribuição e pelos relevantes serviços prestados a uma das maiores companhias de alimentos do país.
Em março de 1989, Nadilce foi um dos fundadores e vice-presidente do Sindicadezal de Capinzal, ao lado de Breno Toaldo, Olivaldo Helt e Luiz Pedro Scarton, demonstrando seu espírito de liderança.
Entidades
No âmbito do voluntariado, Nadilce deixou uma marca significativa no Lions Clube Capinzal/Ouro, onde exerceu a presidência nas gestões 2004/2005, 2017/2018 e 2018/2019. Durante esse período, desenvolveu projetos relevantes, como a Campanha de Coleta de Lixo Eletrônico, entre outros.
Ele será sempre lembrado por sua paixão pela culinária e por seu talento ao preparar pratos inesquecíveis, especialmente suas receitas à base de codorna. Contribuiu de forma exemplar para o tradicional Jantar da Codorna, promovido pela Associação Empresarial do Baixo Vale do Rio do Peixe (ACIRP), e para a Noite das Sopas e Cremes, em parceria com a AMPECO, além de vários outros eventos gastronômicos organizados pelo Lions Clube, como formaturas, jantares beneficentes e assembleias. Seu talento à mesa unia pessoas e criava momentos especiais.
Além disso, teve participação ativa em diversos conselhos da Paróquia São Paulo Apóstolo, dedicando seu tempo à parte administrativa e financeira.
Família
Nadilce se casou com Sirlene Soccol em 2 de fevereiro de 1974. O casal teve dois filhos: Rafael e Vinicius. A família é composta também pela nora Charline e pelas netas Maria Clara e Rafaela. No ano passado, o casal celebrou suas Bodas de Ouro, rodeado por amigos, familiares e admiradores.
Seu Nadilce tinha uma verdadeira paixão pela família. Sempre parceiro de dona Sirlene em todos os momentos e projetos de vida, ele foi um pai exemplar, que se orgulhava das conquistas de seus filhos e adorava passar tempo com suas netas e com a nora.
Capinzal FM
Nadilce também foi sócio-proprietário da Rádio Capinzal Limitada, hoje Capinzal FM, desde 2 de março de 1999. Fez parte do grupo que adquiriu as cotas patrimoniais, permitindo que a emissora mantivesse sua independência e foco nos interesses de Capinzal, Ouro e região. Em abril de 2022, assumiu a Diretoria Financeira e, junto com Luiz Pedro Scarton, contribuiu para a implementação de importantes projetos, como a construção de um novo estúdio, um novo espaço para o jornalismo e para o CPA, além do atual projeto de reforma do layout externo da emissora. Nadilce também foi associado e conselheiro da agência do SICREDI de Capinzal.
Adotou a Rádio Capinzal como sua segunda família. Toda manhã, na primeira hora, visitava sala por sala, cumprimentando individualmente cada colaborador. Sereno, atencioso, gostava de relembrar histórias de sua infância e estava sempre disponível.
Que sua memória permaneça viva no coração de todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo.