Ouça: Setembro Amarelo - Psicóloga explica como agir para ajudar quem sofre
- Gabriel Leal
- 11/09/2025 10:40

O Setembro Amarelo é uma campanha voltada à valorização da vida. Mais do que apenas conhecer o tema e entender a incidência da depressão e de outros transtornos mentais que podem levar ao suicídio, o essencial é agir com empatia, escuta e acolhimento.
Nossa reportagem conversou com a psicóloga Juliana Mendonça, que destacou ações fundamentais para apoiar pessoas que enfrentam momentos difíceis:
Em Capinzal, as atividades do Setembro Amarelo começaram na tarde da quarta-feira, 11 de setembro, com a realização do Piquenique Amarelo, na Área de Lazer Dr. Arnaldo Favorito. A ação reuniu pacientes do CAPS em uma tarde de atividades físicas e momentos de partilha.
No dia 19 de setembro, a Câmara de Vereadores receberá uma roda de conversa voltada a médicos clínicos, psicólogos e enfermeiros da rede municipal. O encontro terá início às 14h, com o tema “O Cuidado em Saúde Mental”, ministrado pelo psiquiatra Dr. Guilherme Mendonça e pela psicóloga Juliana Mendonça.
Já no dia 26, também na Câmara de Vereadores, a partir das 13h30min, será realizada uma nova discussão com profissionais da rede setorial. O tema será “Prevenção e Acolhimento: fortalecendo a rede de cuidado ao paciente psiquiátrico”, conduzido pelo psiquiatra Dr. Izidione Miozzo Junior e pela psicóloga Luana Priscila Bonamigo.
Mais do que alertar sobre a prevenção ao suicídio, a campanha tem como objetivo promover a conscientização e fortalecer ações de valorização da vida em todos os espaços da sociedade.