Religião

Papa nomeia freira italiana como primeira mulher a liderar importante escritório do Vaticano

  • Gabriel Leal
  • 06/01/2025 16:06
1995443974677c2a03e44c26.68156270.avif

O Papa Francisco nomeou uma mulher para liderar um dos mais importantes escritórios do Vaticano, nesta segunda-feira (6).

A irmã Simona Brambilla, de 59 anos, liderará o Dicastério do Vaticano para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, que supervisiona as ordens religiosas católicas do mundo.

Ela substitui o cardeal João Braz de Aviz, brasileiro que liderava o escritório desde 2011.

Francisco vem elevando mulheres a cargos de liderança no Vaticano ao longo de seu papado de 11 anos, mas até agora em cargos de segundo comando. Essa é a primeira nomeação de uma mulher para comandar um dos escritórios da Santa Sé.

Poder de voto no Sínodo

Após apelos de décadas por mais participação feminina na Igreja Católica, o Papa Francisco também deu às mulheres o direito de voto no Sínodo dos Bispos, a reunião em que bispos debatem e decidem questões ideológicas e regimentos internos, em 2003.

Com a mudança, cinco religiosas se juntaram a cinco padres como representantes votantes de ordens religiosas. Além delas, outras 35 mulheres ligadas à igreja também votaram - elas foram nomeadas por Francisco junto de outros 35 homens não bispos.

A medida também reflete a visão do papa de que fiéis leigos assumam um papel maior nos assuntos da Igreja que há muito foram deixados para clérigos, bispos e cardeais.

Apesar de promover mais inclusão de mulheres em cargos e decisões da Igreja Católia, o papa Francisco ainda não permite sacerdotes do sexo feminino, outra reivindicação histórica de parte das católicas.

Créditos: G1

Enquete