Polícia

PF deflagra Operação Recupera em SC e RJ contra fraude de R$ 3 milhões no INSS

  • Gabriel Leal
  • 13/08/2025 09:14
906912097689c81f5165506.07047101.avif

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira, 13 de agosto, a Operação Recupera, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa responsável por fraudes contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Estima-se que o esquema tenha causado um prejuízo de aproximadamente R$ 3 milhões aos cofres públicos. As investigações apontam que o grupo era formado por funcionários e ex-funcionários da Caixa Econômica Federal, que usavam acessos privilegiados aos sistemas do banco para viabilizar concessões indevidas de benefícios previdenciários e assistenciais.

As investigações revelaram práticas como comprovações de vida forjadas de pessoas já falecidas ou que nunca existiram, emissão de cartões para beneficiários fictícios e autorização indevida de pagamentos.

Parte dos investigados já havia sido demitida por condutas semelhantes, mas continuou operando o esquema mesmo após o desligamento, em 2022. Por meio de terceiros, eles faziam saques mensais de ao menos 17 benefícios fraudulentos que ainda estavam ativos.

A operação cumpre seis mandados de busca e apreensão, além de medidas de bloqueio e indisponibilidade de bens no valor correspondente ao prejuízo estimado.

As ordens judiciais foram expedidas pela Justiça Federal e são cumpridas no Rio de Janeiro (Nilópolis, Itaboraí, Cavalcanti e Méier) e em Santa Catarina (Florianópolis e Tubarão). A ação tem apoio do Ministério Público Federal e da própria Caixa.

Os investigados poderão responder por crimes como organização criminosa e peculato eletrônico. As investigações continuam para identificar outros envolvidos e recuperar os recursos desviados.

Créditos: G1

Enquete