Economia

PIS/Pasep: termina nesta segunda prazo para sacar o abono salarial 2025

  • Jardel Martinazzo
  • 29/12/2025 06:18
2123263557695247def1b5e1.51044576.jpg

O prazo para sacar o abono salarial PIS/Pasep 2025, referente ao ano-base 2023, termina nesta segunda-feira (29).

Conforme o último levantamento divulgado pelo Ministério do Trabalho, cerca de 141 mil trabalhadores ainda não receberam o benefício, totalizando mais de R$ 145,7 milhões disponíveis para saque.

De forma geral, têm direito ao abono pessoas que trabalharam durante pelo menos 30 dias no ano-base e receberam até dois salários-mínimos por mês.

O banco de recebimento, data e os valores, inclusive de anos anteriores, estão disponíveis para consulta no aplicativo Carteira de Trabalho Digital e no portal gov.br.

Assim como em 2024, o calendário de pagamento de 2025 foi unificado: tanto os trabalhadores da iniciativa privada como os servidores públicos vão receber de acordo com o mês de nascimento de cada beneficiário.

Por enquanto, o benefício está disponível para saque na Caixa e no Banco do Brasil. A última leva de pagamentos deste ano foi liberada pelo governo federal em agosto para os nascidos em novembro e dezembro.

Até o momento, já foram pagos R$ 30,7 milhões a 26,5 mil trabalhadores, o que representa uma taxa de cobertura de 99,47% do público previsto.

Após o prazo de pagamento, as parcelas não pagas serão devolvidas ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), seguindo as regras do programa.

Nesse caso, ainda é possível recuperar os valores, mas o processo passa a ser feito pelos canais do Ministério do Trabalho.

Como consultar?

Para consultar no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, o trabalhador deve seguir os passos:

Acessar a aba “Benefícios”

Selecionar “Abono Salarial”

Clicar em “Pagamentos” para verificar o valor, a data e o banco de recebimento.

Já para as ligações, a Central de Atendimento Alô Trabalho conta com ligação gratuita das 7h às 22h, de segunda a sábado.

Informações adicionais poderão ser solicitadas nos canais de atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego e nas unidades das Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego, pelo telefone 158 ou pelo Facilita Brasil.

Créditos: G1

Enquete