Polícia Militar Ambiental cumpre mandados de busca e apreensão relacionados à caça ilegal no Meio-Oeste de SC
- Gabriel Leal
- 12/05/2025 19:18

A Polícia Militar Ambiental (PMA), por meio da unidade de Joaçaba, cumpriu três mandados de busca e apreensão entre sexta-feira, 9 de maio e nesta segunda-feira, 12 de maio, em municípios da região Meio-Oeste de Santa Catarina. As ações visaram coibir a prática ilegal de caça de animais silvestres e resultaram na apreensão de armas, munições, acessórios de uso restrito, carne de origem suspeita e animais silvestres mantidos em cativeiro.
O primeiro mandado foi executado na manhã de sexta-feira, 9 de maio, em Jaborá. Durante as buscas, o morador colaborou com os policiais e foi localizada uma caixa de madeira contendo uma espingarda calibre 36 desmuniciada, três cartuchos intactos e três deflagrados. No freezer da residência foi encontrada uma carcaça de animal, aparentemente da espécie nativa conhecida como paca. No quintal, os policiais também encontraram uma ave silvestre da espécie pintassilgo, sem registro junto ao órgão ambiental, além de dois alçapões utilizados para a captura de aves.
Na manhã de segunda-feira, 12 de maio, o segundo mandado foi cumprido em Treze Tílias. No local, a PMA apreendeu dois visores noturnos, nove apitos para atração de aves, uma armadilha, 3,75 kg de carne congelada de origem silvestre e quatro smartphones. O morador resistiu à ação e agrediu um dos policiais com um soco no rosto, sendo necessário o uso da força para contê-lo. Ele sofreu lesões durante a imobilização e foi encaminhado ao hospital junto ao policial ferido. O agressor responderá por desobediência, agressão a agente público, posse ilegal de acessório de uso restrito e por manter animais silvestres abatidos em depósito — crime previsto no Art. 29 da Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98).
Ainda em Treze Tílias, o último mandado resultou na apreensão de duas armas de fogo — um revólver Taurus e um rifle CBC, ambos calibre 22 —, além de duas carabinas de pressão com munição (duas caixas de chumbo), trinta e sete munições intactas calibre 22, uma luneta e um silenciador (acessório de uso restrito). Também foram localizados petrechos de caça como rádios comunicadores, apitos, alçapões, anilhas de identificação de aves e uma gaiola com um azulão, mantido em cativeiro sem autorização. No freezer, foram encontrados 3,79 kg de carne, aparentemente de origem silvestre.
Todos os envolvidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil, junto com os materiais apreendidos. Já os animais, armadilhas e carnes foram levados à sede da Polícia Militar Ambiental em Joaçaba, onde serão tomadas as devidas providências administrativas e criminais.
Denúncias de crimes ambientais podem ser feitas pelo telefone 190 ou pelo aplicativo PMSC Cidadão.