Presidente do San Lorenzo quer estádio com nome do Papa Francisco: "Pedi autorização"
- Gabriel Leal
- 22/04/2025 09:04

Estádio Papa Francisco? Esse pode ser o nome do próximo estádio do San Lorenzo, time do coração de Jorge Mario Bergoglio, morto nesta segunda-feira, aos 88 anos. Segundo o presidente do clube argentino, Marcelo Moretti, o pedido foi feito pessoalmente ao falecido pontífice no Vaticano em 2024.
- Fui visitá-lo em setembro de 2024 como representante institucional. Nessa visita, levei muitos presentes do clube e pedi Sua autorização para que o novo estádio que vamos construir no bairro de Boedo levasse o nome de Papa Francisco. Sua resposta foi aceita e ele o fez com grande emoção -- disse Marcelo Moretti.
Francisco morreu aos 88 anos às 2h35min pelo horário de Brasília, 7h35min pelo horário do Vaticano, de segunda-feira, 21 de abril. A morte foi causada por um acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência cardíaca.
- Ele autografou uma camisa simbólica do clube para nós, uma peça de roupa que guardamos em segurança. Quando o estádio for inaugurado, vou exibi-la no salão central para todos os torcedores do nosso time - continuou.
Quando Bergoglio foi eleito Papa, em 2013, logo veio à tona sua paixão pelo San Lorenzo. Na ocasião, a imprensa argentina destacou que o ex-arcebispo de Buenos Aires tinha uma carteira de sócio do clube de Almagro, recebida após ele ser o sacerdote responsável por celebrar a missa em ação de graças pelo centenário do clube, em 2008.
Criado no bairro de Flores, onde o San Lorenzo tem sua sede atual, Jorge tornou-se torcedor do clube pelas raízes locais, desenvolvidas desde a infância. Seu pai, Mario Giuseppe, era italiano, mas mudou-se para a Argentina e jogou basquete no clube, criando afinidade com o San Lorenzo. Isso logo passou para o filho, a quem levava para partidas no estádio.
Bergoglio chegou a dizer que não deixou de ir a nenhuma partida da campanha do título argentino de 1946, quando tinha apenas 10 anos. A declaração veio em carta na qual ele agradeceu o San Lorenzo por uma homenagem feita dias depois de sua nomeação como Papa, quando a equipe foi a campo usando uma camisa com a imagem de Francisco e os dizeres "Papa Francisco, rezamos por Ti. Reza por nós".
A coincidência do papado de Francisco com o sucesso do San Lorenzo só ficou ainda mais chamativa no ano seguinte: o Ciclón conquistou pela primeira vez em sua história a Copa Libertadores da América. Não por acaso, a delegação fez questão de viajar até Roma para uma audiência oficial com o pontífice, para a qual levaram o troféu da competição.
O pontífice se recuperava de uma pneumonia nos dois pulmões após ter ficado internado por 38 dias. Francisco será enterrado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, em vez da Basílica de São Pedro, no Vaticano.
É comum ver, desde então, em jogos do San Lorenzo, homenagens ao Papa Francisco. A cena passou a se repetir também em jogos da seleção argentina, que também conseguiu feitos que pareciam distantes durante o papado de Francisco. Foi no período em que ele comandou a Igreja Católica que a seleção nacional conseguiu encerrar um jejum de títulos que vinha desde 1993.
O pontífice se recuperava de uma pneumonia nos dois pulmões após ter ficado internado por 38 dias. Francisco será enterrado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, em vez da Basílica de São Pedro, no Vaticano.
Créditos: GE