Tempo

Fim de semana terá sol e calor intenso, com termômetros próximos dos 35°C

  • Jardel Martinazzo
  • 07/09/2024 06:39
69170984566dc26852b0295.84716422.jpg

O tempo firme segue predominando em todas as regiões de Santa Catarina neste sábado (07). Nas primeiras horas da manhã, há chance de nevoeiros, especialmente no interior do estado e litoral, que devem se dissipar rapidamente, dando espaço ao sol ao longo do dia.

As temperaturas mínimas pela manhã variam em torno de 15°C no Extremo Oeste, Oeste e na faixa litorânea, enquanto na porção central do estado os termômetros podem marcar entre 10°C e 14°C. Com a presença constante do sol, as temperaturas sobem rapidamente, alcançando entre 25°C e 27°C na Serra, chegando a 29°C no Litoral e ultrapassando os 30°C no Grande Oeste, Planalto Norte, Alto Vale do Itajaí e algumas áreas do Litoral Sul. No Extremo Oeste, as temperaturas podem atingir picos de até 35°C.

Os ventos sopram predominantemente do quadrante norte, com intensidade fraca a moderada na maior parte do estado. No entanto, entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis, são esperadas rajadas mais intensas, que podem variar entre 50 e 60 km/h. Apesar dessas condições, o risco de ocorrências climáticas é considerado baixo para o dia.

No domingo (08), a previsão indica a continuidade do tempo firme, com formação de nevoeiros durante o amanhecer, tanto no interior quanto no litoral. O início do dia será abafado, com temperaturas mínimas entre 16°C e 20°C no Grande Oeste e no litoral, e em torno de 15°C nas regiões de planalto.

Assim como no sábado, os nevoeiros devem se dissipar rapidamente, favorecendo a elevação das temperaturas, que podem alcançar entre 34°C e 36°C no Grande Oeste, e de 30°C a 33°C nas demais regiões. No litoral, as temperaturas serão mais amenas, não devendo ultrapassar os 25°C.

Durante as horas mais quentes, especialmente à tarde, a umidade relativa do ar tende a cair significativamente, chegando a níveis abaixo de 30% nas regiões do Grande Oeste e nos planaltos. Devido a essa condição, há risco de desidratação, classificado como baixo a moderado. As autoridades recomendam que a população se mantenha hidratada e evite a exposição prolongada ao sol, especialmente no período de maior calor.


Enquete