Bombeiros

Processo seletivo do Curso de Bombeiro Comunitário avança para fase documental em Capinzal

  • Jardel Martinazzo
  • 10/02/2026 06:52
371145849698b000aa44167.64215585.jpg

O Corpo de Bombeiros Militar de Capinzal inicia nesta terça-feira (10) uma nova etapa do processo seletivo para o Curso de Bombeiro Comunitário (CBC). A informação foi repassada pelo sargento André Berzagui, responsável pela coordenação do curso no quartel do município.

Segundo o sargento, esta fase do processo consiste na entrega presencial da documentação exigida em edital. Os candidatos devem comparecer ao quartel do Corpo de Bombeiros de Capinzal, localizado na Rua João Tonini, nº 20, no Loteamento Colina, para protocolar os documentos. O período de entrega iniciou às 8h desta terça-feira (10) e segue até o dia 19 de fevereiro, com prazo final às 19h.

Entre os documentos exigidos estão: documento oficial de identificação (frente e verso), certidão de antecedentes criminais da Justiça Federal, certidão de antecedentes criminais da Justiça Estadual, comprovante de regularidade da situação militar para candidatos do sexo masculino, comprovante ou declaração de residência, atestado médico de sanidade mental, exame toxicológico de urina, formulário de investigação social, termo de responsabilidade, autorização para uso de imagem e uma foto digital padrão.

O sargento André reforça que é fundamental que o candidato tenha pleno conhecimento do edital e apresente toda a documentação exigida. “Não será recebida a documentação caso algum documento esteja faltando”, destacou. A entrega correta dos documentos tem caráter eliminatório dentro do processo seletivo.

Com o início da entrega da documentação, também tem início a terceira etapa do processo, que é a investigação social. Essa fase tem como objetivo analisar a conduta do candidato nos diversos aspectos da vida em sociedade, incluindo os âmbitos social, moral, profissional e escolar. Caso sejam identificadas condutas consideradas incompatíveis com a função de bombeiro comunitário, o candidato poderá ser eliminado do processo seletivo ou até desligado do curso, mesmo após o seu ingresso.

A investigação social será realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina e também possui caráter eliminatório. O candidato será considerado apto ou inapto com base em critérios éticos e morais indispensáveis ao exercício das atividades do bombeiro comunitário.

Outras situações que podem resultar na eliminação do candidato, a qualquer tempo, inclusive durante o curso, são a omissão ou falsificação de documentos, a prestação de informações inverídicas e a constatação de que o candidato já tenha sido excluído anteriormente do serviço voluntário do Corpo de Bombeiros Militar.

Enquete