Programa Cidade Empreendedora é lançado em Capinzal
- Gabriel Leal
- 12/09/2025 08:29

Foto: Ascom
Uma reunião realizada na tarde de quinta-feira, 11 de setembro, na Sala de Reuniões da Prefeitura de Capinzal, marcou o início da implantação do Programa Cidade Empreendedora 2025/2026, do Sebrae, no município. O encontro, denominado KickOff, contou com a participação do vice-prefeito Tiago de Oliveira Luz, da secretária de Desenvolvimento Econômico, Talita Frizzo, da secretária de Educação, Simone Zapalalio de Oliveira Luz, do gerente regional do Meio Oeste do Sebrae, Aloisio Salomon, além de outras lideranças municipais e representantes do Sebrae.
A iniciativa tem como propósito fortalecer o ambiente de negócios local, apoiando empresas já existentes e incentivando o surgimento de novos empreendimentos. Por meio de capacitações, consultorias, parcerias com a administração pública e ações voltadas à inovação, o programa busca ampliar a competitividade das empresas, gerar empregos e promover o desenvolvimento econômico sustentável.
Em entrevista à reportagem da Capinzal FM, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Talita Frizzo, explicou que o encontro apresentou a proposta executiva do programa, que atuará de forma integrada em quatro secretarias: Desenvolvimento Econômico, Administração e Finanças, Assistência Social e Educação.
Entre as ações previstas estão a gestão de políticas públicas, a simplificação de processos como abertura e baixa de empresas, o fortalecimento da Sala do Empreendedor, o incentivo às compras públicas, o acesso facilitado ao crédito e a criação de leis que estimulem licitações regionais, valorizando os empresários locais.
Na área da Educação, o objetivo é fomentar o empreendedorismo entre os estudantes por meio de programas de formação em parceria com o Instituto Ayrton Senna. Já na Assistência Social, a proposta é ampliar a geração de renda das famílias por meio de qualificação profissional, inclusão e inovação.
A partir da próxima semana, consultores do Sebrae darão início à execução das ações em Capinzal. No fim de setembro, está previsto um encontro de oficialização do programa com entidades parceiras.