Infraestrutura

Reunião no Distrito de Alto Alegre discute melhorias no Ginásio e outras demandas da comunidade

  • Jardel Martinazzo
  • 23/10/2025 07:12
134925030468fa182b122f89.72668908.jpg

Na noite de quarta-feira (22), moradores do Distrito de Alto Alegre, no interior de Capinzal, se reuniram com representantes da Administração Municipal e vereadores para tratar de demandas e melhorias locais. Entre os principais temas discutidos estiveram problemas estruturais no Ginásio de Esportes, o campo de futebol, lombadas em três pontos da comunidade, alteração de pontos de ônibus, instalação de câmeras de videomonitoramento e a situação da unidade de saúde, atualmente fechada devido à paralisação das obras.

O encontro contou com a presença do vice-prefeito Tiago de Oliveira Luz, que representou o prefeito Aguinaldo Pedro Paggi, acompanhado dos secretários Simone de Oliveira Luz (Educação) e Jairo Hoffmann (Infraestrutura), do diretor de Agricultura Alexsandro Thomaz de Vargas, do superintendente da FME Ari Machado e de Leonardo Guimarães, chefe do Departamento de Meio Ambiente. Também participaram os vereadores Jair Pedro Toaldo, Junior Müller e Kaue Oliveira, além de moradores, membros da diretoria da comunidade e representantes do ADRA.

Segundo o vice-prefeito, a obra do ginásio foi inaugurada em 2023, mas já apresenta diversos problemas. Ele explicou que a administração assinou termo de ajustamento de conduta com o Ministério Público, em um inquérito civil que tramita desde 2024, para buscar a resolução de questões como infiltrações, goteiras e desnível na cancha de bocha.

Tiago revelou que a administração recebeu nesta semana o projeto executivo da AMMOC referente às melhorias do ginásio, que inclui drenagens nas laterais e na parte traseira, além de ajustes na cobertura. O projeto já possui orçamento de R$ 84.537,36 e será encaminhado para os procedimentos necessários de licitação. “O objetivo é que o ginásio esteja disponível para a comunidade, tanto em dias de chuva quanto de sol”, destacou Tiago.

O vice-prefeito também explicou que a empresa responsável pelas obras já foi notificada várias vezes, mas ainda não apresentou retorno satisfatório. “A empresa foi notificada, e estamos aguardando o retorno para que as adequações sejam feitas. Somente após isso, poderemos dar andamento às melhorias previstas e garantir que o ginásio esteja em condições de uso para a comunidade”, afirmou.

Em relação à unidade de saúde, Tiago explicou que a administração precisou rescindir o contrato anterior da obra e, devido ao prazo da licitação anterior ter se esgotado, será necessária uma nova licitação para dar andamento às melhorias. Enquanto isso, a comunidade poderá utilizar a unidade de saúde de Lindenberg.

Tiago ainda comentou sobre o problema de abastecimento de água no Lauro Müller, que se arrasta há anos. Ele explicou que uma caixa d’água instalada apresentou rachaduras e que a empresa responsável não respondeu às notificações. “Já realizamos vistoria com engenheiro, coletamos orçamentos e, até final de novembro ou início de dezembro, a nova caixa será instalada, solucionando definitivamente o problema”, afirmou.


Enquete