Segurança

Sargento Diego Vetorazi compartilha suas vivências de 10 anos como Instrutor do PROERD

  • Gabriel Leal
  • 02/07/2024 09:45
12567771016683f70e2e03d5.27593004.jpg

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), teve origem nos Estados Unidos, em 1983, é desenvolvido em mais de 58 países.

No Brasil, a iniciativa é executada por policiais militares com a devida capacitação decorrente de cursos e treinamentos prévios.

A 2ª Companhia do 26º Batalhão da PM de Santa Catarina, situada em Capinzal, é responsável por ofertar o Programa também aos municípios de Ouro, Lacerdópolis, Ipira, Piratuba e Zortéa. Atualmente, o trabalho é conduzido pelo Sargento Diego Vetorazi que nos próximos dias será auxiliado através do Cabo Maicon Masson .

Em entrevista a reportagem da Capinzal FM, Vetorazi explica que há cerca de dez anos trabalha com o lecionamento do PROERD.

Seu início conceitua-se na época em que era professor de Educação Física e passou a exercer contato com o curso ao receber instrutores na Escola Municipal André Rebouças, situada  no Distrito da Barra do Leão, interior de Campos Novos.

Quando ingressou na corporação, na função de Soldado, em 2011, tinha o objetivo de desvincular-se do ambiente escolar, precisamente, das salas de aula. Após recusar o primeiro convite para receber a formação de instrutor do PROERD, no ano de 2013, em um segundo momento, demonstrou interesse e realizou a sua capacitação durante quinze dias no município de São Carlos/SC.

Inicialmente, Diego intercalava a prática do PROERD com o atendimento em ocorrências, mas, pela elevada demanda por lecionamentos, exerce de maneira exclusiva a atuação de segunda à sexta-feira em sala de aulas.

O mecanismo da formação aos alunos se dá através dez encontros com duração aproximada de 1h15min. Precisamente, em Santa Catarina, a abordagem é atribuída aos 5º anos, nas esferas educacionais estadual, municipal e particular. Entretanto, Vetorazi explica que os instrutores também possuem aptidão para atuarem em turmas de Ensino Infantil e para os pais destes alunos.

Ele destaca que neste ano, também conseguiu aplicar o curso em duas turmas de pré-escola, estas, vinculadas a Escola Municipal Viver e Conhecer.

Na última sexta-feira (28), 92 alunos do município de Ouro receberam a formação do PROERD.

Em Capinzal, o ato de formação ocorrerá em 30 de julho, com 306 educandos.  

Neste segundo semestre, o Programa se estenderá para outras cidades:

Lacerdópolis – 36 alunos

Ipira – 59 alunos  

Piratuba – 124 alunos

Zortéa – 61 alunos

Vetorazi agradeceu a Administração de Ouro que viabilizou a aquisição dos leões em pelúcia, símbolo mascote do Proerd, e a Associação Beneficente Anjos da Guarda (ABAG) pela viabilização de uma bicicleta para o aluno com a melhor redação conclusiva do curso. Ambas as entregas ocorreram na citada formatura.

Da mesma maneira, o militar externou agradecimentos para o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Capinzal, pela compra dos leões e novamente a ABAG pela aquisição da bicicleta. Itens estes que serão utilizados ato de formatura em 30 de julho.

Ouça em detalhes a entrevista concedida pelo Sargento Vetorazi:


Enquete