Educação

Secretaria da Educação de Capinzal promove palestras sobre comportamento não agressivo

  • Gabriel Leal
  • 23/07/2024 17:19
81913637866a010ef2779a3.15170547.jpg

Você já ouviu que a violência é um comportamento que foi objeto de aprendizado?

Na noite de segunda-feira, dia 22 de julho, o auditório da Escola Municipal Viver e Conhecer foi palco de uma importante oficina para ampliação dos entendimentos quanto ao tema “comunicação não violenta”, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

Estas atividades que envolvem pais ou responsáveis de alunos também serão desenvolvidas nos demais espaços educacionais do município.

A ministração do encontro esteve sob responsabilidade de Adriano Schlösser, psicólogo, especialista em saúde mental, psiquiatria e sexualidade humana e diretor de ensino da Unoesc campus de Videira.

Em entrevista à reportagem da Capinzal FM, o profissional salienta a importância em manter a salubridade entre o diálogo envolvendo responsáveis e seus dependentes.

Ainda, ele pontuou que a prática da violência está correlacionado com o aprendizado, por meio de experiências e posterior reprodução. Logo, se faz necessário o ato de desaprender esta conduta.

Adriano enfatiza que o entendimento perante as emoções é fundamental para manter o bem-estar em ambientes coletivos, independentemente dos fatos sucessórios vivenciados pelo indivíduo.

Não obstante, ele explica sobre a diferenciação entre expor uma emoção, através de externar aquilo que está sentido e não sobre descarregar o sentimento por meio de atitudes insalubres.

Por fim, o mesmo detalhou condutas repassadas aos presentes para o melhor convívio com seus filhos, através de interrogativas pessoaiss, como por exemplo, “o que estou sentindo neste momento?”, para que o entendimento prévio sobre a probabilidade em gerar comportamentos agressivos seja realizado, concomitantemente com a prática de métodos em que a presente sensação possa ser diminuída e/ou interrompida.  


Enquete