Eleições 2024

Cartório da 37ª Zona Eleitoral realiza Audiência Pública para preparação e lacração das urnas

  • Gabriel Leal
  • 28/09/2024 12:18
116337787866f81f20a03bf9.43886417.jpg

O cartório da 37ª Zona Eleitoral de Capinzal promove, neste sábado (28), mais uma audiência pública em preparação às eleições municipais do dia 06 de outubro.

Após a geração das mídias para às urnas eletrônicas na quarta-feira, dia 25 de setembro, o encontro foi oportuno para a inserção destas mídias nas urnas. A audiência ocorreu na residência do ex-prefeito Dileto Bertaiolli, na Rua Ernesto Hachmann, local este que armazena as urnas desde a sua chegada no município, no dia 1 de agosto.

Além disto, o momento contemplou a simulação de todo o processo presente na realização de um voto, possibilitando o funcionamento da urna e esclarecendo possíveis dúvidas aos envolvidos na colaboração ao pleito, assim como representantes de partidos políticos.

Em entrevista à reportagem da Capinzal FM, a Chefe do Cartório, Graciela Ramos, considerou a presente audiência como a segunda mais importante de todo o processo eleitoral. Neste sentido, ela explicou que a adição das mídias nas urnas resultou na vinculação dos dados sobre sessão, candidatos e eleitores dos cinco municípios que compõem a zona.

Por fim, foram realizados testes nas urnas, seguidos da lacração e armazenamento na presença da juíza eleitoral Jéssica Evelyn Campos Figueiredo Neves.

Na audiência final, que ocorre nesta próxima semana, as urnas serão reavaliadas de maneira definitiva, a fim de consolidar as informações presentes e garantir o pleno funcionamento no dia do pleito.

Vale ressaltar que todo o histórico de manuseio realizado nas urnas está presente em seu sistema interno, o qual poderá ser visualizado pelos partidos.

Graciela também salientou a necessidade do momento para ampliar a veracidade de todo o processo eleitoral, ainda mais pelo cumprimento do “VPP”, ou “Voto Para o Papel”, presente no Código Eleitoral Brasileiro, no qual é possível que os presentes observem o seu voto em papel, após digitá-lo na urna, garantindo que o voto registrado digitalmente coincide com o voto impresso. Este processo, por obrigatoriedade, foi realizado ao menos em uma urna presente nos cinco municípios abrangidos pela 37ª Zona Eleitoral.

Por fim, após a conclusão da terceira audiência pública com abrangência às urnas, estas serão distribuídas aos locais de votação no sábado, dia 05 de outubro.

Nossa reportagem também conversou com a juíza eleitoral Jéssica Evelyn Figueiredo Neves, ela avaliou positivamente o trabalho desempenhado pela Justiça Eleitoral neste período, ressaltando a salubridade em cada ato. Jéssica também destacou que, com a proximidade da data do pleito, novos processos são instaurados, o que enaltece a necessidade da atribuição do devido fluxo, o que está ocorrendo conforme o planejado, sobretudo pela urgência atribuída nos casos de irregularidades identificadas. Ela também pontuou a celeridade destinada ao julgamento dos registros que se encontram concluídos.

A juíza finalizou pontuando que os trabalhos de testagens nas urnas irão se estender neste sábado até às 17h.


Enquete