APAE e AMA promovem festa junina integrada e reforçam inclusão entre os alunos
- Jardel Martinazzo
- 25/06/2026 18:34

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Capinzal realizou nesta quinta-feira (25) sua tradicional festa junina interna, reunindo alunos, professores, colaboradores e familiares em um dia de confraternização, cultura e inclusão. Pelo segundo ano consecutivo, a celebração contou com a participação dos estudantes da Associação de Pais e Amigos do Autista (AMA), reforçando a parceria entre as duas instituições.
As atividades aconteceram nos períodos da manhã e da tarde, proporcionando momentos de interação entre crianças, jovens, adultos e idosos atendidos pelas entidades de Capinzal, Ouro e Lacerdópolis.
Segundo a diretora da APAE, Ana Paula Teodoro, a iniciativa tem como principal objetivo fortalecer os vínculos entre as instituições, que atuam em prol da educação especial e do desenvolvimento dos alunos.
"É um momento de fortalecimento dos vínculos entre a APAE e a AMA. Trabalhamos com o mesmo propósito e essa convivência contribui para a inclusão, a socialização e o desenvolvimento de todos os nossos alunos", ressaltou.
A importância da integração também foi destacada pela coordenadora e professora da AMA, Luciela Gross, que acompanhou o grupo durante a programação. Para ela, proporcionar experiências fora do ambiente da associação favorece o desenvolvimento social dos estudantes.
"Para nós é muito importante, porque eles podem compartilhar esse momento com outras crianças, interagir e viver novas experiências. Ficamos muito felizes pelo convite e por toda a receptividade da equipe da APAE", afirmou.
Ao todo, dez alunos da AMA participaram da festa, acompanhados pelas equipes pedagógica e clínica da instituição. Conforme Luciela, o número de participantes foi reduzido em razão das baixas temperaturas registradas durante a manhã.
Mesmo com o frio, os estudantes chegaram animados e caracterizados com trajes típicos, entrando no clima da festa junina. Eles também participaram das apresentações e das atividades preparadas especialmente para o evento.
"Todo mundo veio bem animado, de chapéu e roupa caipira. Eles se prepararam para esse momento e participaram de tudo. Foi uma tarde muito especial", comentou a coordenadora.
Além da integração entre os alunos, a festa contou com pescaria, brincadeiras e um cardápio típico, composto por xixo, chocolate quente, pipoca, quentão sem álcool, pé de moleque, cocada e bolo de fubá. Todas as atividades e a alimentação foram oferecidas gratuitamente aos estudantes, graças às doações da comunidade e ao trabalho voluntário da equipe da APAE.
A parceria entre as duas instituições terá continuidade na próxima semana, quando será a vez de os alunos da APAE participarem da festa junina promovida pela AMA.




