Bispo Diocesano Dom Frei Mário Marquez abençoa Fonte de Frei Crispim em Santa Lúcia, Ouro
- Jardel Martinazzo
- 23/11/2025 10:27

A tarde de sábado (22) foi marcada por um momento de fé e emoção no Distrito de Santa Lúcia, interior de Ouro, com a bênção da Fonte de Frei Crispim, localizada a cerca de 400 metros da capela da comunidade. O ato religioso contou com a presença do Bispo Diocesano, Dom Frei Mário Marquez, e do Frei Ivo Lazzarotto, reunindo moradores do distrito e de comunidades vizinhas.
O proprietário do terreno, Eudemir Antonio Pecher, também participou do momento e se emocionou ao recordar a história da devoção, que atravessa gerações de sua família. Ele contou que a tradição remonta à chegada de seu avô à região, vindo do Rio Grande do Sul. Segundo Pecher, sua mãe tinha forte devoção pela fonte e sempre desejou que o local fosse preservado como um espaço de espiritualidade e cuidado com a natureza.
Pecher relembrou ainda que seu pai, Nelo, era responsável por cortar o cabelo dos padres — entre eles, Frei Crispim — e que ele e os irmãos buscavam água na fonte para os religiosos e para a família. “Era uma tarefa de todos os filhos do Nelo pegar água na fonte, com uma jarra ou até com a chaleira, para levar ao pai, ao Frei Crispim e aos demais padres”, destacou.
Ele contou que, inicialmente, a água da fonte era utilizada apenas para os cavalos, inclusive o do próprio Frei Crispim, que passava pelo local. Recentemente o espaço rústico passou por melhorias com o envolvimento de devotos e moradores da comunidade.
Idemar Debarba, integrante do Grupo de Devotos de Frei Crispim, ressaltou o trabalho coletivo realizado no local. Segundo ele, voluntários se mobilizaram para limpar a área, construir taipas e instalar tubulações, tornando o ambiente mais acolhedor e adequado para visitação e oração.
A cerimônia também contou com a presença de cavaleiros da comunidade de Linha Sagrado, que chegaram ao local acompanhados de Frei Ivo Lazzarotto, simbolizando o trajeto que Frei Crispim fazia montado em seu cavalo.
Frei Ivo explicou que, ao assumir a missão de promover a causa de santidade de Frei Crispim pela Província Franciscana, percorreu de carro mais de 96 quilômetros do mesmo trajeto feito pelo religioso, muitas vezes a cavalo, de jipe ou mesmo a pé, visitando famílias. Durante suas pesquisas, ficou sabendo da fonte que saciava a sede de Frei Crispim e de seu cavalo e teve contato com o proprietário do terreno.
“Aqui ele se saciou. Ele levou desta fonte a água para batismos nas comunidades, água abençoada por ele. É uma riqueza estar neste lugar, rezar, contemplar a natureza e ter a alegria de que um dia poderemos ter um santo deste distrito onde ele atuou”, afirmou Frei Ivo.
Dom Frei Mário Marquez destacou a importância espiritual da celebração, reforçando o caráter simbólico da água e da preservação da natureza. “Este espaço revitalizado é um lugar de fé, de espiritualidade franciscana e de cuidado com a criação. A água simboliza vida, e desejamos que nossas vidas sejam abundantes de graças e bênçãos. Que este ambiente seja de devoção, inspiração e contemplação, quase como um retiro. Quem tiver a oportunidade de vir a Santa Lúcia, venha conhecer”, declarou o Bispo.
A bênção da Fonte de Frei Crispim reforça a devoção comunitária e marca mais um capítulo na preservação da memória e espiritualidade franciscana na região.




