Câmara aprova título de Cidadão Honorário de Capinzal ao empresário Bernhard Josef Gratt
- Jardel Martinazzo
 - 03/11/2025 19:22
 

A Câmara de Vereadores de Capinzal aprovou, durante a 40ª sessão ordinária desta segunda-feira, dia 3 de novembro de 2025, o Projeto de Lei Legislativo que concede o Título de Cidadão Honorário do Município de Capinzal ao empresário Bernhard Josef Gratt, fundador da Gratt Indústria e Tecnologia Ambiental, cuja matriz está sediada na cidade.
O projeto foi assinado por todos os vereadores: Enio José Paggi, Francisco de Assis Sutil, Junior Müller, Kelvis Borges, Valmor de Vargas, Kaue Oliveira, Dalva Luiza Dalcortivo, Rafael Edgar Tonial e Jair Pedro Toaldo.
A honraria reconhece a significativa contribuição do empresário para o desenvolvimento do município, por meio da geração de empregos e demais serviços prestados.
O Legislativo deverá agendar, nos próximos dias, a data oficial para a entrega do título ao homenageado, em cerimônia solene.
Biografia
Filho de imigrantes austríacos, cujos pais chegaram ao Brasil em 1934 e 1937, vindos de Innsbruck e Salzburg, Bernhard Josef Gratt nasceu em 18 de março de 1957, em Treze Tílias, sendo o quarto de oito irmãos. Na infância, cresceu ajudando na agricultura familiar, no interior da Linha São Bento. Aos quatro anos, um acidente em uma engrenagem de bombeamento de água marcou sua vida, deixando como lembrança a perda da ponta de um dedo — um símbolo precoce da coragem e da força com que sempre enfrentou os desafios.
Aos 18 anos, com apoio do Padre Johan Otto Kung, tirou seu passaporte e partiu para a Áustria, onde em 1976 iniciou um curso técnico que lhe renderia o título de Mestre. Foram três anos e meio de aprendizado, que lhe abriram os horizontes e lhe apresentaram tecnologias até então inexistentes no Brasil, como os decanters para tratamento de resíduos.
De volta ao Brasil em 1980, iniciou sua carreira em Joaçaba, na metalúrgica Wiser e Pickler, onde trabalhou por cinco anos no setor de retífica. Ali acumulou experiência e conheceu a enfermeira Salete Pradini, sua esposa e companheira de vida, com quem formou uma família e teve dois filhos, Everton e Alan.
Em 1986, ano do nascimento de seu primogênito, aceitou o convite do senhor Helmut Hackmann, da BRF, e mudou-se para Capinzal para abrir a tornearia B.J. Gratt. Instalado inicialmente na Rua Alexandre Tomazzoni, ouviu uma frase que ficou marcada: “pode colocar o nome pessoal mesmo na empresa, pois o negócio não irá virar”. Aquela descrença ao invés de desanimá-lo, tornou-se combustível para sua determinação.
Com apenas dois tornos e o apoio da esposa, que cuidava do financeiro, começou atendendo pequenos reparos de peças agrícolas e rodoviárias. Trabalhou incansavelmente, sem hora para parar, muitas vezes atravessando madrugadas. Com os recursos que juntava, comprou um lote na Rua Antonio Pelegrini e ergueu seu primeiro barracão, muitas vezes trocando serviços mecânicos por materiais de construção
Em 1993 nasceu seu segundo filho, Alan. Pouco depois, decidiu apostar na tecnologia que conhecera na Europa: os decanters. O primeiro foi vendido em 1996 ao Frigorífico Rica, no Rio de Janeiro, para purificação de gordura de frango, contato viabilizado pelo senhor Gerson Maff, da Hightech de Chapecó. O sucesso foi imediato, levando à venda de mais sete unidades para a Seara. A partir daí, abandonou os consertos e dedicouse exclusivamente à fabricação de decanters, consolidando-se como pioneiro no Brasil.
O crescimento foi rápido. Viajando de F-250 carregada, o Sr. GRATT percorria o país testando os equipamentos, certo de que, uma vez testados, a venda era garantida. Comprava matérias primas, contratava funcionários e expandia sua estrutura. A antiga B.J. Gratt transformou-se em Gratt Indústria e Tecnologia Ambiental, empresa que hoje conta com mais de 1.500 colaboradores, parque fabril moderno às margens da SC-150, saída para Piratuba e filiais em Sumaré, Cuiabá e até em Braga, Portugal.
Diversas vezes reconhecido pelo destaque econômico municipal, o Sr. GRATT também investiu em outros ramos, como agricultura, produção de energia e transporte, sempre mantendo vivo o espírito empreendedor que o define.
Hoje, ao vermos seus filhos conduzindo a sucessão empresarial com firmeza e competência, temos a certeza de que seu legado está assegurado. O Sr. GRATT é exemplo de visão, coragem e perseverança — um homem que transformou dificuldades em oportunidades, que acreditou em seus sonhos e que levou o nome de Capinzal para o Brasil e o mundo.



