Cartório Eleitoral amplia locais de votação para 2026 em Capinzal e Ouro
- Jardel Martinazzo
- 17/10/2025 22:11

O Cartório da 37ª Zona Eleitoral de Capinzal, que também abrange os municípios de Ouro, Zortéa, Piratuba e Ipira, confirmou a abertura de quatro novos locais de votação para as eleições a partir do pleito de 2026.
De acordo com a chefe do Cartório, Graciela Ramos, a medida tem como objetivo reduzir as filas e garantir mais agilidade no processo de votação, já que o próximo pleito contará com cinco cargos em disputa, o que exige mais tempo do eleitor na urna eletrônica.
“Visitamos alguns locais nas comunidades e na área central, todos públicos, com exceção de um pavilhão comunitário. Após as avaliações, definimos pela abertura de dois novos locais em Capinzal e dois em Ouro”, destacou Graciela.
Em Capinzal, um dos novos locais será a Creche Pinguinho de Gente, localizada na Rua José Vicari. O espaço passou recentemente por ampliação, onde antes funcionava o antigo sacolão, e agora oferece fácil acesso e amplo estacionamento, inclusive para pessoas com deficiência.
“Já visitamos o local, ele foi incluído no sistema e os eleitores que procurarem o Cartório para atualização de título ou outras demandas já podem solicitar a transferência para lá”, explicou Graciela.
O segundo ponto será na Creche Conquistando o Meu Espaço, no Loteamento Santa Maria. O local terá um número menor de seções, mas foi escolhido para facilitar o voto dos moradores da comunidade, evitando o deslocamento até o centro da cidade.
No município de Ouro, dois novos locais de votação também serão implementados. Um deles ficará no pavilhão da comunidade do Bairro Kleinubing, que conta com bom acesso, segurança e estacionamento.
O outro será no CMEI Raio de Sol, no Bairro Navegantes, onde já funciona uma seção eleitoral. A ampliação permitirá que eleitores das proximidades votem mais perto de casa.
Graciela destacou que as mudanças foram realizadas por iniciativa do próprio Cartório Eleitoral, considerando a experiência da equipe que há anos acompanha as eleições na 37ª Zona Eleitoral.
“Temos conhecimento da quantidade de eleitores nas escolas Mater Dolorum, Belisário Pena e Silvio Santos. Foi uma iniciativa parabenizada tanto pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) quanto pela juíza Dra Jéssica Evelin Campos Figueredo Neves, que considerou a medida importante para facilitar as eleições de 2026”, pontuou.
Ela explicou ainda que, diante da criação do novo local de votação no Bairro Kleinubing, ficou acordado com a comunidade a realização de um atendimento especial.
A ação deve ocorrer em uma quinta-feira, no final da tarde, com atendimento até as 20h, para que mais eleitores possam transferir o local de votação sem precisar se deslocar até o Cartório. A comunidade ficará responsável por divulgar a data e o horário do serviço.
“Qualquer eleitor com domicílio eleitoral em Capinzal ou Ouro poderá solicitar a mudança para o novo local, independentemente do bairro onde mora”, reforçou a chefe do Cartório.