Escola Ivo Silveira, de Alto Alegre, será pioneira em projeto de inovação tecnológica na rede municipal
- Jardel Martinazzo
- 23/10/2025 06:40

Durante reunião realizada na noite desta quarta-feira (22), na comunidade do Distrito de Alto Alegre, inteiror de Capinzal, na qual tratou de algumas demandas locais, a secretária municipal de Educação, Simone de Oliveira Luz, anunciou um importante avanço para a educação do interior de Capinzal. A Escola Municipal Ivo Silveira será a primeira unidade do município a implantar um projeto piloto de inovação tecnológica, com investimento estimado em R$ 400 mil, em parceria com o SESI e o SENAI ao decorrer do ano de 2026.
De acordo com Simone, a iniciativa vem sendo planejada há alguns meses e deverá ser implantada a partir do próximo ano letivo. O projeto visa integrar aulas de Matemática e Games, Robótica, Ciências e Inovação, além de Comunicação e Mídias, dentro da proposta de educação maker e tecnológica, voltada especialmente para escolas do campo em período integral.
“É um projeto de inovação tecnológica na escola do campo, que vai trazer para os alunos novas experiências de aprendizado, conectadas com a realidade atual. Visitamos projetos semelhantes em Joaçaba, estudamos o modelo e adaptamos à nossa rede municipal”, explicou a secretária.
O projeto contemplará os estudantes do 6º ao 9º ano da Escola Ivo Silveira, que terão essas novas disciplinas incorporadas ao currículo. Além disso, alunos do 5º ano das escolas Ernesto Hachmann e Carlos Jaime da Rocha, que ingressarão na unidade a partir do próximo ano, também participarão das atividades.
Simone destacou que a proposta busca potencializar o aprendizado, valorizar o espaço escolar do distrito e unir o currículo da educação do campo com a tecnologia e a inovação, fortalecendo o ensino integral.
“Será um projeto pioneiro, que nasce aqui em Alto Alegre e poderá servir de modelo para outras escolas do município. Queremos unir o saber do campo com as novas tecnologias, preparando nossos estudantes para os desafios do futuro”, ressaltou.
Simone confirmou para a noite de quarta-feira, dia 29, uma reunião com os pais de alunos da Escola Ivo Silveira e pais dos alunos do 5º ano da Escola Carlos Jaime da Rocha. Na oportunidade serão apresentados mais detalhes.