Estiagem já provoca abastecimento emergencial de água no interior de Capinzal
- Jardel Martinazzo
- 05/02/2026 10:00

Reposição de abastecimento para o consumo de animais
A Defesa Civil de Capinzal confirmou, na manhã desta quinta-feira (05), que a estiagem já começa a gerar preocupação no município, especialmente no interior. Diante da redução no volume de chuvas, solicitações para transporte de água potável já foram registradas em algumas comunidades, com destaque para Lauro Müller e Capitel Santo Antônio.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Alcedir Alves da Fonseca, desde o início do ano já foram distribuídos cerca de 70 mil litros de água, destinados tanto ao consumo humano quanto à dessedentação de animais.
Segundo ele, apesar das chuvas registradas nos últimos dias, o volume não tem sido suficiente para a recarga dos reservatórios. “A chuva que está vindo é muito rápida e localizada. Ela não contribui para a coleta e armazenamento de água. Toda chuva é bem-vinda, mas, neste momento, não tem ajudado como o necessário”, explicou.
Alcedir destacou que, somente no mês de janeiro, o fornecimento de água foi significativo e que, em fevereiro, novas solicitações já começaram a surgir. Para atender à demanda, a Defesa Civil atua em parceria com as secretarias de Agricultura e Infraestrutura.
Um dos reforços importantes para o atendimento, conforme o coordenador, foi a disponibilização de um caminhão-pipa por meio da Defesa Civil Estadual. “Esse veículo chegou em um momento muito importante. Ele está sendo utilizado praticamente 100% do tempo, toda semana atendendo as comunidades do interior”, afirmou.
A previsão do tempo para os próximos dias também não é animadora, com possibilidade apenas de chuvas fracas e pontuais. “Às vezes chove em um ponto específico e, a poucos quilômetros, não cai nenhuma gota. Isso dificulta ainda mais a situação”, ressaltou.
A Defesa Civil orienta que agricultores e moradores do interior que necessitem de abastecimento entrem em contato pelos canais oficiais, incluindo o telefone 199, além das secretarias de Agricultura e Infraestrutura, para que o atendimento seja organizado da melhor forma possível.
Por fim, Alcedir reforçou o pedido de conscientização da população quanto ao uso da água. “É fundamental evitar desperdícios. Estamos vivendo um momento de escassez e precisamos usar essa riqueza com responsabilidade”, alertou. Ele também orienta sobre a importância da preservação de nascentes, fontes e cacimbas, com cercamento e arborização adequados, para garantir a manutenção do abastecimento a longo prazo.


