Fé e reflexão marcam a Quarta-feira de Cinzas na Igreja Matriz São Paulo Apóstolo
- Jardel Martinazzo
- 18/02/2026 09:05

A Quarta-feira de Cinzas é marcada por fé, reflexão e grande participação dos fiéis em Capinzal. Na manhã desta quarta-feira, Frei Ivo Lazzarotto presidiu a primeira celebração do dia na Igreja Matriz São Paulo Apóstolo. A data marca oficialmente o início do tempo da Quaresma para a Igreja Católica e da Campanha da Fraternidade 2026, sob o tema “Fraternidade e Moradia” e o lema bíblico “Ele veio morar entre nós”.
Em entrevista concedida à Capinzal FM, Frei Ivo explicou o significado da Quarta-feira de Cinzas, da imposição das cinzas e do período quaresmal, além de comentar sobre a Campanha da Fraternidade deste ano.
Segundo o frei, a imposição das cinzas representa um compromisso pessoal de mudança e conversão. “A cinza tem exatamente esse significado: assumir o compromisso de mudança daquilo que está estragado, consertar, reparar e revitalizar. É um convite para renovar e reencontrar o que muitas vezes está perdido, como a paz, o amor e a misericórdia”, destacou.
Ele também lembrou que, além da celebração da manhã, haverá outra missa às 19h30 na Igreja Matriz, bem como celebrações nas demais comunidades do município, possibilitando que mais fiéis participem desse momento importante do calendário litúrgico.
Ao falar sobre a Campanha da Fraternidade, Frei Ivo ressaltou o convite à moradia com dignidade, ampliando o sentido para a vida cristã. “Somos chamados a ser templos do Espírito Santo, belos ou até mais belos do que as nossas casas, porque somos templos de Deus”, afirmou.
Outro ponto abordado na entrevista foi a prática do jejum na Quarta-feira de Cinzas, tradição ainda mantida por muitos católicos. De acordo com o frei, o jejum consiste em uma alimentação moderada ao longo do dia e tem um significado espiritual profundo.
“É para sentir fome da carne e do sangue de Jesus, jejum para poder partilhar aquilo que sobra, aquilo que não consumimos por penitência, para louvar o Senhor e fortalecer o corpo e o espírito”, explicou.
Frei Ivo também destacou a importância da esmola e da penitência, lembrando que penitência não significa sofrimento físico, mas mudança de atitudes. “Penitência não é tirar a roupa e dar chicotada, é evitar o pecado e o mal”, concluiu.



