Infraestrutura

Governador Jorginho Mello assina ordem de serviço para pavimentação entre Zonalta e o Distrito de Uruguai, em Piratuba

  • Jardel Martinazzo
  • 27/06/2026 20:55
9051087326a406514eaf571.76850790.jpg

A noite deste sábado (27) entrou para a história de Piratuba com a assinatura da ordem de serviço para o início das obras de pavimentação asfáltica da estrada que liga a comunidade de Zonalta ao Distrito de Uruguai. O ato foi realizado no Centro Comunitário de Zonalta e contou com a presença do governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, além de autoridades estaduais, regionais, municipais e moradores.

A obra contempla aproximadamente nove quilômetros de pavimentação e receberá um investimento de R$ 17 milhões, fruto de uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Piratuba. Por meio do programa Estrada Boa Rural, o Estado destinará R$ 5 milhões, enquanto o município investirá R$ 12 milhões de recursos próprios como contrapartida.

Durante a solenidade, o prefeito Vanderlei Weber destacou a satisfação de concretizar um projeto aguardado há muitos anos e ressaltou o esforço da administração municipal para garantir os recursos necessários à execução da obra.

"Como prefeito, me sinto muito feliz e honrado de ter a oportunidade de assinar a ordem de serviço desta obra tão importante. O município se organizou na questão orçamentária para chegar no dia de hoje e emitir essa ordem de serviço", afirmou.

O prefeito enfatizou a importância estratégica da rodovia para o desenvolvimento regional. Segundo ele, o trecho é um importante corredor turístico, mas também atende uma das regiões de maior produção agropecuária do município.

"Essa é uma conexão importante porque é um corredor turístico, mas, além disso, a região de Zonalta até Uruguai produz muito. Cabe ao poder público dar boas condições para o produtor escoar sua produção, além de garantir segurança na estrada e boas condições de trafegabilidade", destacou.

Vanderlei lembrou ainda que a estrada é utilizada diariamente por estudantes que se deslocam até a escola do Distrito de Uruguai, além de receber um grande fluxo de visitantes, especialmente turistas vindos do Rio Grande do Sul em direção às águas termais de Piratuba.

O prefeito agradeceu ao Governo do Estado pela parceria e ressaltou a importância do programa Estrada Boa Rural para municípios de pequeno porte.

"Temos uma gratidão ao Governo do Estado por lançar esse programa e ser parceiro do município. É uma obra com valores gigantescos para um município pequeno como o nosso. É uma honra para toda a comunidade receber o governador, sabendo de sua agenda intensa por todo o estado, valorizando o nosso querido município de Piratuba", concluiu.

O governador Jorginho Mello concedeu entrevista coletiva à imprensa. Questionado sobre a capacidade de investimento de Santa Catarina, afirmou que os resultados são consequência da reorganização administrativa promovida desde o início da gestão. Segundo ele, o Estado reduziu despesas, centralizou as compras públicas e ampliou os investimentos sem aumentar impostos.

O governador destacou que Santa Catarina já investiu R$ 5 bilhões em infraestrutura e R$ 2,5 bilhões no programa Estrada Boa Rural, além de ampliar os recursos destinados à saúde, educação e segurança pública. Também anunciou que o Governo do Estado trabalha na elaboração do projeto da rodovia Oeste-Mar, que deverá ligar Dionísio Cerqueira ao Porto de Itajaí por meio de concessão pública. Ao comentar o assunto, criticou a demora na duplicação da BR-282 pelo Governo Federal.

Jorginho também reforçou a importância da parceria entre o Estado e os municípios para a realização de obras estruturantes.

"Os prefeitos são meus pontas de lança. São eles que sabem onde aperta o sapato. Quando eu me reúno com eles, pergunto o que querem fazer, porque conhecem as necessidades da população. Quanto melhor forem os municípios, melhor vai o Estado de Santa Catarina", afirmou.

Ao ser questionado sobre declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante agenda em Santa Catarina, o governador fez críticas ao Governo Federal, contestou afirmações relacionadas aos investimentos da União no Estado e encerrou o assunto dizendo:

"Do Lula eu não tenho tempo a perder".


Enquete