Saúde

Hemosc de Joaçaba realiza coleta de sangue em Capinzal

  • Jardel Martinazzo
  • 14/11/2024 20:10
414152448673641122e1b81.56982251.jpg

Na tarde desta quinta-feira (14), o Hemosc de Joaçaba promoveu uma importante ação de coleta seletiva de sangue no Centro Social São Francisco de Assis, em Capinzal. A atividade atraiu dezenas de doadores que, com gestos de solidariedade, dedicaram alguns minutos de seu tempo para ajudar a suprir a demanda por sangue na região.

A coleta teve um foco especial na tipagem sanguínea O negativo (O-), que está com estoque reduzido e apresenta uma necessidade urgente de reposição.

A professora Andreia Aparecida Machado, de 40 anos, participou pela quinta vez da campanha e compartilhou sua satisfação em poder ajudar: "É sempre um prazer saber que posso fazer a diferença na vida de alguém", disse.

Já Keteni da Silva, de 24 anos, auxiliar técnica de controle de pragas e vetores, tem mais de 10 doações registradas e destacou a importância de sua contribuição, principalmente por ser portadora de um tipo sanguíneo raro: "Sempre participo, pois sei que minha doação pode salvar vidas, ainda mais por ser O negativo", afirmou.

Por outro lado, a farmacêutica Patrícia Machado, de 25 anos, fez sua primeira doação e contou como se sentiu tocada pela campanha: "Quando soube da grande necessidade do tipo O negativo e da raridade desse sangue, não hesitei em colaborar", disse ela.

A ação foi um sucesso, com muitas pessoas se mobilizando em prol da causa e reforçando a importância da doação de sangue como um gesto simples, mas essencial para salvar vidas.


Enquete