Mais de 100 jovens de Capinzal e Ouro receberam o certificado de dispensa militar
- Gabriel Leal
- 10/12/2024 14:10
Fotos: Gabriel Leal - Capinzal FM
Cerca de 126 jovens de Capinzal e Ouro participaram, na noite de terça-feira, dia 10 de dezembro, da cerimônia de recebimento do Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) e juramento à bandeira nacional. A solenidade foi promovida no Ginásio Municipal André Colombo, em Ouro.
A ocasião também contou com a presença do prefeito em exercício de Ouro, Rene Modena; da vice-prefeita de Capinzal, Noemia Bonamigo Pizzamiglio; da secretária da 147ª Junta de Serviço Militar de Ouro, Sidiane Wulff; da secretária da 139ª Junta de Serviço Militar de Capinzal, Dayara Machado de Melo; do cabo da Reserva Militar, Macsuel Recalcatti; e de representantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.
O evento foi oportuno para que os jovens, apesar de não integrarem as forças armadas, reafirmassem sua disponibilidade e compromisso com eventuais necessidades da nação brasileira.
Em entrevista à reportagem da Capinzal FM, Macsuel Recalcatti, natural de Ouro e que serviu no Exército por 7 anos em Porto União, ressaltou o significado do momento para incentivar os presentes a aderirem ao serviço militar, especialmente por meio de concursos que exigem o ensino médio, como, por exemplo, a Escola de Sargentos das Armas (ESA), sediada em Três Corações/MG, além da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), situada em Resende/RJ.
O cabo destacou os valores comprometidos pelos jovens durante o juramento, relembrou sua jornada no Exército Brasileiro e pontuou sobre a possibilidade do alistamento militar por parte do público feminino a partir de 2025:
O
prefeito em exercício de Ouro, Rene Modena, enalteceu mais uma etapa concluída
na vida dos jovens, reafirmando os deveres e direitos presentes na cidadania:
Vale ressaltar que cerca de 100 jovens participantes pertencem à Junta Militar de Capinzal, enquanto os outros 26, à de Ouro.