Memorial Virtual do Galpão Caipora Viu será lançado em 1º de março em Campos Novos
- Jardel Martinazzo
- 17/02/2026 15:19

O Memorial Virtual do Galpão “Caipora Viu “terá seu lançamento oficial no dia 1º de março, com a estreia do site do projeto em um evento cultural gratuito, aberto a toda a comunidade. A grandiosidade do projeto culmina no mês de aniversário de 145 anos do Município de Campos Novos e, para marcar esse momento haverá telão de led para exibição da plataforma digital, além de show gratuito do cantor tradicionalista Carlos Magrão.
O lançamento marca a conclusão de quase um ano de trabalho, que envolveu a criação da identidade visual do museu, desenvolvimento das redes sociais e do site, além da catalogação completa dos objetos que integram o acervo e ações de divulgação na imprensa.
O Memorial Virtual pode ser acessado pelo endereço www.galpaocaiporaviu.com.br, onde o público encontra um acervo digital com mais de mil objetos, apresentados por meio de fotografias acompanhadas de descrições detalhadas. A plataforma se consolida como uma importante fonte de pesquisa histórica, organizada em um portal interativo que inclui:
- barras de busca avançadas;
- ferramentas de feedback do público;
- recursos de acessibilidade (libras e audiodescrição);
O acervo pertence a Benito Zandoná, que mantém um galpão aos fundos de sua residência, com peças que são verdadeiras relíquias cuidadosamente preservadas, armazenadas e expostas nas paredes e no teto do espaço.
A diretora/presidente do Instituto Humaniza, Magna Tessaro, enfatiza que as peças contam as histórias de famílias tradicionais de Campos Novos e da época do tropeirismo.
A viabilização do projeto concretiza um antigo sonho de Benito Zandoná, que há anos se dedica à preservação da cultura local por meio do Galpão “Caipora Viu”. A criação do memorial virtual eterniza a memória de gerações passadas e assegura a salvaguarda desse patrimônio para as futuras gerações.
O lançamento acontece às 19h do primeiro dia de março, no Clube Anos Dourados, Rua Tiradentes, Bairro Nossa Senhora de Lourdes. O evento é pensado como um encontro familiar e cultural, celebrando a memória, a identidade e a história local e regional. O memorial se apresenta como um presente para Campos Novos, fortalecendo o acesso à cultura e ao patrimônio histórico de forma inclusiva e digital.
O projeto é viabilizado por meio do Programa de Incentivo à Cultura (PIC), com incentivo da CELESC, apoio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), do Governo do Estado de Santa Catarina e coordenação do Instituto Humaniza.


