Ouro realiza a 6ª Conferência Municipal de Saúde com participação da comunidade
- Jardel Martinazzo
- 25/06/2026 15:27

O município de Ouro realiza nesta quinta-feira (25), no Centro de Acolhimento ao Idoso, a 6ª Conferência Municipal de Saúde, reunindo autoridades, profissionais da área e representantes da comunidade para debater propostas e definir diretrizes que irão contribuir para o fortalecimento da saúde pública nos próximos anos.
Promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, a conferência segue as diretrizes do Governo Federal e desempenha papel fundamental na construção das políticas públicas do setor, além de ser uma etapa importante para a manutenção da participação do município em programas e repasses de recursos federais.
Durante o evento, o vice-prefeito Rene Modena destacou a importância da conferência como instrumento de planejamento e participação popular. Segundo ele, as decisões e propostas construídas nesses espaços servem de base para o desenvolvimento das ações e investimentos realizados pelo poder público.
“As políticas públicas, os programas e tudo aquilo que o município planeja para a área da saúde têm como base os debates realizados nas conferências e audiências públicas. É a partir dessas discussões que conseguimos identificar as necessidades da população e buscar soluções”, afirmou.
A secretária municipal de Saúde, Gabriela Minks, também ressaltou a relevância do evento e comemorou a expressiva participação da comunidade. Para ela, ouvir a população é essencial para garantir que as ações do poder público atendam às demandas reais dos cidadãos.
“É um dia muito importante. Ouvindo a população, conseguimos construir políticas públicas que realmente venham ao encontro das necessidades da nossa comunidade”, destacou.
Participação popular e construção de propostas
A conferência foi organizada em torno de eixos temáticos definidos nacionalmente, permitindo que os participantes discutissem diferentes aspectos relacionados à saúde pública. Após uma etapa inicial de palestras e orientações, os participantes foram divididos em grupos de trabalho para debater ideias e apresentar sugestões.
As propostas elaboradas durante os debates serão encaminhadas para as próximas etapas da conferência, em níveis regional, estadual e nacional. Para isso, também foram eleitos delegados responsáveis por representar o município de Ouro e defender as demandas locais nas demais instâncias de discussão.
Segundo Gabriela, esse processo garante que as necessidades da população sejam levadas adiante e consideradas na formulação das políticas públicas em diferentes esferas de governo.
Planejamento para o futuro
Ao final da conferência, os relatórios e propostas aprovados serão encaminhados aos órgãos competentes, contribuindo para o planejamento das ações de saúde e para a definição de programas e investimentos futuros.
Rene Modena destacou que a grande participação da comunidade demonstra o interesse da população em colaborar com o desenvolvimento do município.
“Ficamos muito felizes em ver a casa cheia. A população entendeu a importância desse momento e participou ativamente, trazendo sugestões que certamente ajudarão a fortalecer ainda mais a saúde pública de Ouro”, concluiu.
A expectativa da Administração Municipal é que as discussões realizadas durante a 6ª Conferência Municipal de Saúde resultem em avanços significativos para o setor, ampliando a qualidade dos serviços oferecidos e fortalecendo o atendimento à população ouroense.




