Religião

Paróquia São Paulo Apóstolo celebra o Dia de São Francisco de Assis com missa e benção dos animais

  • Gabriel Leal
  • 02/10/2024 13:52
164608166266fd4f9002f527.34282013.jpg

Foto Arquivo

Nesta sexta-feira (04), a Igreja Católica celebra o Dia de São Francisco de Assis, considerado um dos mais importantes religiosos do cristianismo e fundador da Ordem dos Frades Menores, conhecida como franciscanos. Francisco nasceu na atual Itália e detinha uma vida de ampla riqueza e inúmeros prazeres. Entretanto, ao enfrentar uma grave doença, passou a refletir sobre os verdadeiros valores da vida.

Após recuperar-se, um fato em específico lhe motivou a renunciar aos inúmeros bens e benefícios para dedicar-se a servir os pobres e a Deus. Francisco orava em uma igreja em ruínas, denominada São Damião, quando ouviu uma voz que lhe pediu para “reconstruir a Igreja”.

Francisco foi canonizado por Gregório IX no dia 16 de julho de 1228. Em Carta Apostólica de 29.11.1999, o Papa João Paulo II proclamou, S. Francisco de Assis “celeste padroeiro dos cultores da Ecologia”.

Em entrevista à reportagem da Capinzal FM, o pároco da Paróquia São Paulo Apóstolo, que abrange os municípios de Capinzal, Ouro e Zortéa, enfatizou a profunda e perfeita realização da evangelização por parte de Francisco, o que lhe propiciou a denominação de “quase outro Cristo”. Inclusive, solicitou a Cristo que pudesse vivenciar uma experiência semelhante à de Jesus na cruz, a qual se conceitua pelos estigmas em seu corpo.

Outro tópico enfatizado por Justino é a conexão de Francisco com a natureza, observada por ele como uma expressão do amor de Deus. O religioso acreditava que todas as criaturas eram irmãos e irmãs, gerando uma grande família sob a criação divina.

O pároco sublinhou a pregação de Francisco no tocante à sua profunda convicção de que o amor e a reconciliação são centrais ao ensinamento de Cristo. Ele acreditava que a guerra e a violência eram contrárias à mensagem do Evangelho.

A fim de celebrar o marco da data, a Santa Missa desta quinta-feira (03), com início às 19h30, na Igreja Matriz, será direcionada a São Francisco, contemplando encenações sobre a vida e cânticos em sua alusão.

Além disso, na sexta-feira, será realizada a tradicional bênção dos animais, no período entre 9h e 11h, nos seguintes locais: Praça Pio XII, no centro de Ouro; estacionamento da Igreja Matriz e na Capela Santa Catarina, em Zortéa.

Frei Justino externa o seu convite para que os fiéis compareçam aos momentos citados, a fim de valorizar este importante religioso da história cristã.


Enquete