Polícia

Polícia Civil de Chapecó investiga mais de 120 fraudes em validação de CNHs

  • Gabriel Leal
  • 22/10/2025 11:25
9818766368f8e9aad0fec1.84149644.jpg

A Polícia Civil de Chapecó abriu diversas investigações para apurar supostos casos de falsificação de documentos e informações ideológicas ligados ao setor de trânsito da 12ª Delegacia Regional. Desde o início de 2025, o número de tentativas de fraude na validação de Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) apresentou crescimento expressivo.

Conforme informações repassadas pela corporação, a maior parte das ocorrências envolve cidadãos venezuelanos que teriam utilizado endereços falsos ou documentos adulterados para regularizar habilitações obtidas fora do país. Em várias situações, os agentes identificaram QR Codes falsificados no documento denominado “Certificación de Datos de Licencia para Conducir para Efectos Consulares”, utilizado para atestar a autenticidade da carteira estrangeira.

A legislação brasileira autoriza motoristas estrangeiros a dirigir no território nacional por até 180 dias após a chegada ao país. Após esse período, é exigida a validação da habilitação ou a emissão de uma CNH nacional, conforme as normas do sistema de trânsito.

Somente neste ano, já foram contabilizados 121 casos de possíveis fraudes em processos de validação na 12ª DRP. Todas as autorizações consideradas suspeitas foram suspensas administrativamente e estão sem validade no registro nacional. As apurações estão sob responsabilidade da 1ª Delegacia de Polícia Civil do município.

Os inquéritos investigam os crimes de falsidade ideológica e falsidade documental, que preveem penas de um a seis anos de reclusão, além de multa.

Enquete